MS registrou 3.205 acidentes com escorpiões em 2022; saiba como se proteger
Mato Grosso do Sul registrou 3.205 acidentes com escorpiões em 2022, conforme o Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (Civitox). O clima quente favorece o aparecimento dos animais em casa e, por isso, aumentam o risco de possíveis acidentes. Saiba como evitar a visita indesejada do animal peçonhento.
Conforme o levantamento do Civitox, a capital registrou 1.101 acidentes com escorpiões entre janeiro e dezembro de 2022.
Para evitar novos casos, o Civitox recomenda manter os terrenos limpos, retirar entulhos, deixar o ambiente sempre limpo, livre de insetos e ratos e evitar o acúmulo do lixo doméstico e material de construção.
Em caso de acidentes é recomendável lavar o local com água e sabão e ir para a unidade de saúde mais próxima. Os sintomas podem ir de dor local e dormência a salivação, vômito, fraqueza, convulsões, batimentos do coração lento, dificuldade respiratória e choque.
“Recomendamos também fechar os ralos, colocar o veda porta e telas nas janelas, ter cuidado com a caixa de brinquedo das crianças e verificar calçados, roupas e toalhas antes de usar”, explica Maria Lúcia Ferreira.
Como evitar o aparecimento dos escorpiões:
Ambiente externo:
- os muros das casas devem ser rebocados para que a parede fique lisa e não tenha tantas frestas e vãos que possam dar abrigo ao animal;
- em casas com jardins, as folhas secas devem ser removidas com frequência para evitar o acumulo;
- armazenar bem o lixo orgânico. Um dos alimentos mais consumidos pelo escorpião é a barata, então, é necessário evitar o ambiente propício para que ela apareça.
Ambiente interno:
- colocar telas em todos os ralos e vedar vãos e frestas;
- manter a caixa de gordura limpa e bem fechada;
- pontos de energia e de telefone devem ser sempre vedados;
- colocar proteção na soleira da porta para evitar que o animal entre em casa.
O que fazer em caso de picadas:
A orientação em caso de picada é lavar o local com água e sabão e procurar uma unidade de saúde de emergência. Recomenda-se também colocar uma compressa de gelo para amenizar a ação do tóxico e a dor local.
Se possível, levar fotos do animal para que seja realizado o tratamento adequado. Existem diferentes tipos de escorpião e que podem causar lesões de diferentes graus de gravidade. Caso o animal seja encontrado na residência, o morador deve isolá-lo em um pote, sempre que possível, e ligar para o CCZ para identificação da espécie e orientações de manejo.
Em caso de dúvidas, os telefones do Civitox são (67) 3386-8655, 0800-722-6001 e 150.
Por Rafaela Moreira, g1 MS