Estância Encantada é o nome dado pelo empresário Adriano França ao sítio adquirido há quase 4 anos. Localizado em Camapuã (MS), o espaço se destaca pelas belezas naturais, o que aliado ao ambiente acolhedor faz com que o título ganhe um significado simbólico – um refúgio em meio a um percurso conhecido como Rota das Monções, caminho corriqueiro que era percorrido pelos bandeirantes em busca de ouro, entre os séculos XVIII e XIX.
Foto: divulgação / Sebrae
Atualmente, o local é destinado para a realização de eventos e se consolidou como uma atração turística da região. Confiar no potencial do negócio e explorar novas atividades como fonte de renda foi algo que Adriano conquistou com o apoio do Sebrae/MS, por meio das ações do programa Cidade Empreendedora – iniciativa executada no município entre 2021 e 2022 em parceria com a Prefeitura Municipal.
Quando o empreendedor adquiriu o sítio, a intenção era de que a Estância fosse usada apenas para lazer pessoal, porém, incentivado pelos amigos, o empresário decidiu abrir as portas para o público. Com essa ideia, em 2021, a estância possou a receber visitantes e eventos esporádicos. Foi quando o empresário buscou conhecimento para melhorar o negócio e encontrou no Sebrae o acompanhamento que precisava.
Empresário de Camapuã aposta em negócio turístico com apoio do Sebrae/MS — Foto: Divulgação/Sebrae
“Conseguimos um acesso mais próximo e recebemos dicas e orientações, ouvimos sobre o que fazer e o que servir. Eles estiveram na chácara orientando na questão gastronômica e em relação marketing. Tudo isso para gente ser cada vez mais conhecido e divulgar nosso espaço. Realmente foi quando tivemos mais confiança para poder evoluir”, declarou Adriano.
Um marco para o negócio foi a realização do primeiro Café Sertanejo de Camapuã, em janeiro de 2022. O evento organizado pelo programa Cidade Empreendedora foi voltado para motociclistas e reuniu mais de 200 pessoas. Após isso, o local foi ponto de partida da Cavalgada Monçoeira – um passeio a cavalo pela Rota das Monções. Desse trajeto, observa-se hoje, além das marcas que comprovam a passagem dos bandeirantes pelo local, uma belíssima paisagem que torna percurso um atrativo turístico da região.
Foto: divulgação / Sebrae
Aliado ao trabalho na área do turismo, a Estância Encantada também se tornou referência como sede para casamentos e festas de aniversários. De acordo com Adriano, o intuito é investir, cada vez mais, na estrutura do espaço e apostar em roteiros turísticos. “Queremos construir uma piscina para tornar a estância mais atrativa para os turistas. Além disso, como estamos na Rota das Mansões – que é um antigo percurso usado pelos bandeirantes em busca de ouro em Cuiabá, a travessia terrestre acontecia pelo varadouro de Camapuã que integra a nossa propriedade. Então, a ideia é aproveitarmos isso para o turismo da nossa região”, expôs.
Cidade Empreendedora
Voltado para promover o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o Cidade Empreendedora é um programa executado pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras dos municípios que aderiram à iniciativa. Camapuã integra o ciclo 2021/2022 da iniciativa e, de março de 2021 a dezembro do ano passado, várias capacitações foram promovidas com a proposta de dar apoio ao comércio local e possibilitar que os empreendedores pudessem melhorar o desempenho dos negócios.
Paralelamente a esse trabalho de levar conhecimento aos empreendedores locais, o programa também atua para a melhoria do ambiente de negócios no município com iniciativas voltadas para a desburocratização de processos e formação de lideranças e gestores públicos que promovam o empreendedorismo.
Junto com Camapuã, outros 21 municípios também integram o ciclo 2021/2022 do Cidade Empreendedora: Amambai, Bandeirantes, Corumbá, Chapadão do Sul, Costa Rica, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Paraíso das Águas, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora e Terenos. Além dessas cidades, outros 11 municípios são atendidos pelo programa em Mato Grosso do Sul e pertencem ao ciclo 2022/2023: Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Coxim, Naviraí, Nioaque, Pedro Gomes, Ponta Porã e Santa Rita do Pardo.
Para mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou ligue para 0800 570 0800.