Cartórios de MS alertam população para golpe de intimações falsas

Associação dos Notários e Registradores do Brasil de Mato Grosso do Sul (Anoreg/MS) alerta a população para um golpe de intimações falsas envolvendo pagamento de dívidas. De acordo com a associação, criminosos estão usando dados pessoais reais, brasão da república, mas informações falsas de supostas dívidas para enganar os moradores.

As falsas intimações são enviadas utilizando o nome, Serviço, Registro e Processamento Extrajudicial de Títulos, nomenclatura inexistente. Além disso, usa o nome de uma associação de empreendedores que também não existe, segundo a Anoreg. Dessa forma, pessoas físicas e jurídicas pagariam as supostas dívidas a um cartório falso.

Como se proteger

 

A Anoreg explica que, em caso de recebimento de intimação, seja por meio postal ou eletrônico, a recomendação é confirmar a veracidade da notificação. Para isso, a pessoa pode telefonar para o Cartório e/ou acessar o site oficial dos Cartórios de Protestos. A consulta é gratuita, feita pelo número do CPF ou CNPJ.

O portal oferece informações sobre a existência de protestos em nome da pessoa, o cartório onde o título foi registrado, o endereço e o telefone para contato. Se for o caso, com essas informações, o devedor pode conferir a veracidade do documento.

Segundo o presidente da Anoreg, Leandro Corrêa, é importante que a pessoa verifique todas as informações antes de receber uma intimação.

“Se a pessoa receber uma intimação de um cartório de protesto, mas não conhecer a origem do débito, ou até mesmo o credor, que procure o tabelionato de protesto de sua cidade. Vale lembrar que há cartórios de protesto em todas as comarcas do Estado”, afirma.

 

Os cartórios de Mato Grosso do Sul podem ser consultados aqui.

Por Renata Barros, g1 MS