Hoje, 20 de janeiro, celebra-se o Dia do Farmacêutico. A data destaca a importância do profissional para garantia do acesso a medicamentos seguros e eficazes, sempre pautado no uso racional do produto e, por isso, essencial para o bom funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). “O farmacêutico, inserido nas equipes multidisciplinares do SUS, tem contribuído de forma significativa para a melhora na saúde da população”, disse Valéria Lopes, Secretária Municipal de Saúde.
No âmbito do SUS, o farmacêutico está inserido no processo de cuidado ao paciente, envolvendo desde a pesquisa, desenvolvimento e produção de medicamentos, seleção, programação, a compra, distribuição e garantia de qualidade até o acompanhamento e a avaliação dos resultados, tendo sempre como objetivo principal a melhoria da qualidade de vida da população.
O farmacêutico também gera economia aos cofres públicos, humaniza o atendimento e, interfere, de forma positiva, na gestão da logística dos medicamentos e dos serviços da saúde, sendo que a presença do farmacêutico deve ser assegurada em todas as atividades que envolvam medicamentos ou em ações que visem otimizar a farmacoterapia. Ele responde pela dispensação dos medicamentos padronizados em conformidade com os protocolos clínicos e as diretrizes farmacêuticas. Também é responsável pela realização de ações de educação em saúde, além de executar ações inerentes ao ciclo da assistência farmacêutica.
O Executivo Municipal, através da Secretaria de Saúde, parabeniza a todos os profissionais farmacêuticos!
*Assessoria