Produtora Rural do Assentamento Mateira mostra seus cultivares com orgulho

Com o apoio do Sebrae, produtora de Paraíso das Águas melhora qualidade dos alimentos
Olenzina Justina, proprietária do Sítio Rego D’Água, aumentou a produção e ampliou o mercado, após participar de cursos e capacitações do Sebrae
Por Nayara Tiago
Em Paraíso das Águas, município localizado a 276 quilômetros de Campo Grande, no Sítio Rego D’Água, a produtora da agricultura familiar Olenzina Justina viu em um pequeno loteamento a oportunidade de garantir o sustento da família. Com muito trabalho e dedicação, o desejo de se estabelecer no local com a produção de hortaliças se concretizou e, com a chegada do programa Cidade Empreendedora no município – executado pelo Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal – a produtora recebeu suporte para adquirir mais conhecimento, o que resultou no aumento da produção e expansão da venda dos produtos.
O início da jornada de Olenzina na região teve início há 15 anos. O sonho de ter o próprio pedaço de terra foi o que impulsionou a produtora em um trabalho aliado com a natureza, a produção e geração de oportunidades. Olenzina conta que sempre quis produzir hortaliças frescas. “Faz muitos anos que atuo com agricultura, toda vida esse foi o meu trabalho. Em 2007, tive a sorte de ter esse sítio que estamos até hoje e comecei a trabalhar para entregar verduras”, relembrou a produtora.
Olenzina otimizou a produção, fez planejamento e melhorou a qualidade dos alimentos
Mesmo com empenho, não demorou muito para que os desafios aparecessem na propriedade e, de acordo a agricultora, aprender novas técnicas e estratégias foi a salvação para trazer mais produtividade. Olenzina conseguiu otimizar as etapas de produção, fazer planejamento e melhorar a qualidade dos alimentos que vão para mesa dos paraisenses a partir de uma consultoria oferecida pelo Sebrae.
“O consultor acompanhou a gente e ensinou como produzir, escalar para não faltar produto e nem perder, então foi a melhor solução que encontrei. A gente não pode ficar para trás, cada ano que passa as coisas mudam, então tem que fazer curso e buscar o aprimoramento”, disse a produtora que vê o Sebrae como um parceiro dos horticultores locais.
Com o acompanhamento, técnicas diferentes também passaram a ser aplicadas na propriedade como uma nova forma de controlar as pragas, o que aumentou a produtividade. Graças a inovação e a nova organização de plantio, também foi possível expandir e conquistar novos mercados.
“Entregava verduras na escola estadual, mas aí a gente pensava que teria que ter uma ajuda para aumentar essa produção e começar a ter mais lucro. O Sebrae nos mostrou que sempre há uma oportunidade. No começo, a gente achou um pouco difícil, porque não tinha muito conhecimento, mas com esse apoio conseguimos melhorar e passamos a entregar também no mercado”, concluiu a agricultora.
Cidade Empreendedora
Voltado para promover o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o Cidade Empreendedora é um programa executado pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras dos municípios que aderiram à iniciativa. Paraíso das Águas integra o ciclo 2021/2022 da iniciativa e, de março de 2021 a dezembro do ano passado, várias capacitações foram promovidas com a proposta de dar apoio ao comércio local e possibilitar que os empreendedores pudessem melhorar o desempenho dos negócios.
Paralelamente a esse trabalho de levar conhecimento aos empreendedores locais, o programa também atua para a melhoria do ambiente de negócios no município com iniciativas voltadas para a desburocratização de processos e formação de lideranças e gestores públicos que promovam o empreendedorismo.
Junto com Paraíso das Águas, outros 21 municípios também integram o ciclo 2021/2022 do Cidade Empreendedora: Amambai, Bandeirantes, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Corumbá, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Selvíria, Sonora e Terenos. Além dessas cidades, outros 11 municípios são atendidos pelo programa em Mato Grosso do Sul e pertencem ao ciclo 2022/2023: Água Clara, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Caarapó, Coxim, Naviraí, Nioaque, Pedro Gomes, Ponta Porã e Santa Rita do Pardo.
Para mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, acesse cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br ou ligue 0800 570 0800.

Assessoria Imprensa PMPA