Promovido pelo Governo Municipal de Costa Rica em parceria com a Câmara de Vereadores, com participação de muitos voluntários que abraçaram a causa, a ação levou ao local, serviços e atendimento nas áreas de saúde, tecnologia da informação, cidadania, cultura e lazer, educação, assistência social, defensoria comunitária, direito do consumidor, gastronomia, saúde humana e animal e serviços de embelezamento de forma gratuita, além de fornecer diversas orientações.
A iniciativa teve como objetivo aproximar ainda mais o cidadão com as ações e projetos do Executivo e do Legislativo, além de dar uma atenção especial aos moradores dos bairros e tornar mais eficiente as estratégias para solução dos desafios da gestão pública.
O pastor Osmar Gomes e o padre Wilkison Mendes deixaram uma mensagem de fé e esperança a todos.
As palestras ministradas por gestores da Saúde, Serviço de Água e Corpo de Bombeiros orientou e conscientizou a comunidade a respeito da valorização e do zelo ao patrimônio público e incentivou boas práticas com dicas importantes, que prenderam a atenção do público presente. Entre elas, como se portar diante do incêndio de botijão de gás, como economizar água e sobre os cuidados para evitar a Dengue.
Personagens como Papai Noel, Batman, Homem-Aranha, a Princesa, Mulher-Maravilha, Frozen e o Leãozinho do Proerd foram destaques na apresentação da edição do Meu Bairro é Show e ganharam a simpatia da criançada.
Quem compareceu e prestigiou as edições anteriores pôde sentir um gostinho de quero mais. O foco das ações de promoção humana foi o atendimento aos adultos, jovens, crianças e adolescentes, principalmente daqueles em situação de vulnerabilidade social.
Para o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, “este é um momento importante para as comunidades dos bairros que não conseguem acessar esses serviços durante a semana, em função do trabalho e dos estudos. Então concentramos e montamos essa base para que os serviços públicos alcancem cada vez mais pessoas”, resumiu o gestor.
A ideia de trazer o serviço de saúde até os moradores do bairro é muito bem-vinda. “É uma oportunidade que as pessoas não deveriam deixar de aproveitar. Eu mesma utilizei da maioria dos serviços aqui oferecidos”, falou a aposentada, Maria José, uma das beneficiadas pelo Meu Bairro é Show.
O palco principal do Centro de Eventos recebeu os cantores e bandas locais que, animaram e levaram música e alegria para as comunidades presentes. A programação contou com apresentações de Valdivino e Banda; Zizo Nogueira e Banda e outros.
Ação social gratuita
O diferencial das edições do Meu Bairro é Show são os serviços gratuitos oferecidos à população. Confira alguns destaques:
A Secretaria de Assistência Social com todos os seguimentos envolvidos, fez 701 atendimentos, além de encaminhar para expedição 15 carteiras de identidade; adquirir 500 cestas verdes, através da Agricultura Familiar, beneficiando diversos pequenos produtores rurais; sorteou 115 brindes; No Projeto Rica Trama foram feitos 20 atendimentos; Projeto Oportunidade para Todos (dia de beleza) fez 19 Sobrancelhas, 9 Corte/escova, 23 procedimentos de manicure e pedicure, totalizando 51 atendimentos.
O Rotary Club de Costa Rica fez a distribuição de 500 panetones.
A Secretaria de Agricultura fez a distribuição de 100 mudas de árvores nativas do cerrado e frutíferas, além de auxiliar a Secretaria de Assistência Social na distribuição das 500 cestas verdes.
A Secretaria de Educação fez mais de 300 atendimentos, pinturas faciais, levou atrações como jogos de mesa (tênis de mesa, pebolim e dominó), resgatou brincadeiras antigas como o carrinho de rolimã.
A Secretaria de Saúde distribuiu 280 Kits odontológicos, fez testes rápidos e vacinas, num total de 42 atendimentos.
O Castramóvel fez 17 cadastros e vacinou 10 animais domésticos (cães e gatos) contra a raiva;
O SAAE fez 15 atendimentos, e distribuiu água potável gelada ao público presente, através de bebedouro elétrico.
O Detran/MS (Departamento de Trânsito do Mato Grosso do Sul) fez 26 atendimentos.
O Núcleo de Mediação de Conflitos de Costa Rica fez 8 atendimentos.
As ações de cidadania atuou com uma estrutura descentralizada, permitindo que todos tivessem acesso aos serviços ofertados, atendendo às demandas da própria comunidade, onde desempenham a função de agentes locais.