Polícia militar desde o ano de 1990, o 1º sargento Hernandes Carmo Ribeiro é o atual comandante do destacamento da cidade de Figueirão, e recebeu nessa quinta-feira (15) a medalha Coronel Adib Massad, concedida a membros da segurança pública que se destacam em suas funções. A medalha foi entregue na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.
Em entrevista ao MS Todo Dia, o 1º sargento explica que ingressou na carreira de policial militar na cidade de Coxim, no ano de 1990, no curso de soldado. Em 2006 realizou o curso de cabo no Cefap (Centro de Formação de Praças), em Campo Grande, e 10 anos depois, em 2016, o de sargento.
Ainda este ano, em 2022, ele foi promovido a 1º sargento. Durante os 32 anos de PMMS, ele já trabalhou nas cidades de Figueirão – pela primeira vez durante quase sete anos –, foi transferido para Camapuã até o ano de 2009, quando assumiu o comando do 3º Batalhão.
Natural do interior de São Paulo da cidade de Valparaíso, ele mora em Figueirão desde o ano de 2009 e, apesar da importância, esta não é a primeira medalha que ele recebe. “Já recebi a medalha Tiradentes, em 2013, e medalha de 10 e 20 anos de efetivo, no Comando Geral, em Campo Grande”, lembra.
Estas últimas medalhas foram indicações do comandante da PMMS à época, Coronel David, hoje deputado estadual, e mesma pessoa a indicar o 1º sargento Hernandes para receber a medalha Coronel Adib Massad na Alems. “A medalha de Tiradentes recebi na época que o Coronel David era comandante geral, e ele que indicou para receber a outra medalha, pelo mesmo motivo, os relevantes serviços prestados”, afirma Hernandes.
Além destas, o 1º sargento já recebeu várias moções individuais de congratulação, além de policial destaque do 5º BPM em 2006, do 13º BPM em 2014 e certificados de honra ao mérito.