Ex-prefeito do MDB foi um dos alvos da operação da PF contra atos bolsonaristas em MS

O ex-prefeito Waldeli dos Santos Rosa (MDB) foi um dos 17 alvos da operação da Polícia Federal contra bolsonaristas por atos antidemocráticos em Mato Grosso do Sul. O mandado determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, foi cumprido nesta quinta-feira (15) no escritório do político em Costa Rica.

“Foi tranquilo, perguntaram se tinha armas e revistaram umas gavetas”, relatou o emedebista. Um dos políticos mais ricos de Mato Grosso do Sul e prefeito de Costa Rica por quatro mandatos, Waldeli entrou na mira após defender as manifestações para impedir a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ele chegou a gravar áudio em que orientava os bolsonaristas a realizar bloqueios de rodovias e da cidade em protesto contra a derrota de Jair Bolsonaro (PL).

Em nota sobre a operação, ele reafirmou o seu compromisso com a democracia. “O empresário e ex-prefeito de Costa Rica/MS, Waldeli dos Santos Rosa, esclarece, por meio desta nota, que dentro da estrita legalidade, sempre se expressará para apoiar e defender a democracia, o estado democrático de direito e as liberdades individuais e coletivas previstas na Constituição do Brasil”, pontuou.

Sobre a intimação, o ex-prefeito não informou a data, mas que pedirá para mudar o dia porque tem viagem marcada para o mesmo dia. “Reafirma o seu compromisso com a justiça, em defesa do Brasil e dos menos favorecidos, recebendo com naturalidade a informação de que deverá prestar esclarecimentos acerca da sua defesa em prol da liberdade de expressão”, destacou.

Sobre a operação de hoje, ele a comparou com uma tempestade. “A tempestade, quando vem, desperta em todos o medo, que é natural. Mas aquele que ousa enfrentá-la, sabe que após a tormenta vem a luz, irradiando amor, poesia e vida sobre todos”, afirmou.

Confira a nota na íntegra:

“NOTA DE ESCLARECIMENTO

O empresário e ex-prefeito de Costa Rica/MS, Waldeli dos Santos Rosa, esclarece, por meio desta nota, que dentro da estrita legalidade, sempre se expressará para apoiar e defender a democracia, o estado democrático de direito e as liberdades individuais e coletivas previstas na Constituição do Brasil.

Reafirma o seu compromisso com a justiça, em defesa do Brasil e dos menos favorecidos, recebendo com naturalidade a informação de que deverá prestar esclarecimentos acerca da sua defesa em prol da liberdade de expressão.

A coragem, já dizia Winston Churcill, é a primeira das qualidades humanas, pois garante todas as outras. A tempestade, quando vem, desperta em todos o medo, que é natural. Mas aquele que ousa enfrentá-la, sabe que após a tormenta vem a luz, irradiando amor, poesia e vida sobre todos e, lembrando de poesia, lembramos do nosso inigualável Guimarães Rosa, na obra Grande Sertão Veredas, quando como se a pensar nos dias atuais, escreveu que “O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. ]

O que ela quer da gente é coragem.!”

Waldeli dos Santos Rosa 15 de dezembro de 2022

 

Edivaldo Bintecuort o jacaré