O Projeto “Pegadas do Cerrado” foi inicializado ano passado com o objetivo de despertar a curiosidade dos adolescentes e jovens sobre temas relacionados à conservação da Fauna do Cerrado, buscando a valorização de nosso patrimônio local e promovendo a participação efetiva da comunidade nos espaços protegidos de nosso município e mostrando a importância das áreas protegidas para a preservação das espécies de animais silvestres, muitas ameaçadas de extinção.
Os alunos foram até as Unidades de Conservação de nosso município, onde puderam fazer o reconhecimento da fauna local a partir do registro e da modelagem das pegadas dos animais encontradas na reserva ambiental.
Os alunos encontraram pegadas de Jaguatirica (Leopardus pardalis); Tamanduá-Bandeira (Myrmecophaga tridactyla); Veado-Catingueiro (Mazama gouazoubira); Cateto (Pecari tajacu).
Dentre as espécies identificadas, o Tamanduá-Bandeira representa uma espécie em situação de conservação vulnerável e o Veado uma espécie quase ameaçada de extinção de acordo com o Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção o que reforça a importância da Unidade de Conservação deste município.
Na manhã de hoje (06/12) os alunos da Escola Estadual Professora Romilda Costa Carneiro e da Escola Municipal Alcino Carneiro, puderam participar de uma palestra ministrada pelo Sargento Acácio Tenório, do Batalhão da Polícia Militar Ambiental, 3ª Cia de Coxim/MS, onde aprenderam sobre como preservar e cuidar do meio ambiente. Esteve presente tbm acompanhando a palestra o Cabo Vitoriano.
Os Alunos da Escola Estadual tbm apresentaram trabalhos falando sobre os animais silvestres de nossa região e os cuidados que devem ser tomados para a preservação das espécies.
Além das palestras ministradas, os presentes puderam apreciar a exposição de animais silvestres, alguns em extinção, taxidermizados.
O Projeto deixa um grande aprendizado para os alunos participantes, que puderam aprender sobre a vida silvestre e a importância da preservação do meio ambiente.
Fonte/fotos: Assecom/Prefeitura de Alcinópolis/Simone Nogueira