Com o objetivo de unir empresas, instituições de apoio, organizações não governamentais, instituições cientificas, tecnológicas e de inovação, governo, universidades escolas técnicas canais de comunicação e a sociedade, entre outros atores do ecossistema, foi assinado na noite desta terça-feira, o “Pacto Pela Inovação em MS”, que coloca a cidade de Chapadão do Sul, como a segunda do estado a firmar o termo, que passou a ser denominado INOVADÂO.
O INOVADÃO é um projeto que visa mobilizar, alavancar e fortalecer o ecossistema local de Inovação de Chapadão do Sul, conectando as pessoas, empesas e instituições e ações integradas em prol do desenvolvimento sustentável e inovador para a qualidade de vida de toda a região por meio de politicas e ações estratégicas voltadas para a inovação, empreendedorismo, a economia e do conhecimento e a visão de se constituir Chapadão do Sul como um polo referencia em inovações tecnológicas e de empreendedorismo em MS.
Espaço de Inovação (incubadora)
Na oportunidade também foi realizado o lançamento do Espaço de Inovação (Incubadora).
As incubadoras são organizações que oferecem o suporte a empreendimentos emergentes por meio de um ambiente favorável para transformar ideias de negócios inovadores em empresas viáveis, baseada em tecnologia.
Nessa perspectiva caberá as empresas PIME, AGINOVA E UFMS, buscar e garantir a oferta de ambiente de coworking, fornecer serviços de suporte compartilhados para reduzir custos operacionais, disponibilizando apoio e aconselhamento empresarial profissional a fim de que as empresas incubadas passam acessar uma rede interna e externa de especialista e investidores.
O INOVADÃO teve início com 21 empresas que assinaram o Pacto pelo Ecossistema.
O o Pacto pela Inovação em Chapadão do Sul, contara com todas as entidades signatárias do Pacto formaram a “Governança Provisória do Ecossistema Local” que estará à frente deste momento embrionário na criação de novo cenários econômicos e sociais no município.
O prefeito municipal João Carlos Krug, disse que “precisamos estar à frente no processo de inovar para seguirmos como referencial e competitivos”.