A Prefeitura Municipal de Paraíso das Águas por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Coordenação Municipal de Imunização, faz recomendações quanto ao aumento de casos graves de Covid-19 em Mato Grosso do Sul e 02 casos positivos registrados no município.
A casa da gripe, a exemplo dos demais municípios do Estado, não está ativa no momento. Porém, as unidades de saúde estão estruturadas para o atendimento de pacientes com sintomas gripais que testarem positivo para a Covid-19.
Portanto, qualquer pessoa que tenha tido contato com um caso positivo de covid-19 e apresente sintomas gripais ou qualquer indivíduo que esteja com sintomas gripais e queira passar por uma avaliação pode procurar os serviços de saúde do município, seguindo o fluxo de funcionamento das unidades bem como quantidade de atendimentos por período com USO OBRIGATÓRIO DE MÁSCARA durante a PERMANÊNCIA NA UNIDADE DE SAÚDE.
UBS Aristóteles Garcia Vida – horário para atendimento: às 07 da manhã e às 13 horas, de segunda a sexta-feira.
PAM: 24 HORAS
POSTO DE SAÚDE ÓLI GARCIA – POUSO ALTO: horário de funcionamento: das 07 as 12 e das 13 às 16 horas. Com atendimento médico às terças e quintas-feiras.
POSTO DE SAÚDE ROBERTO ARAÚJO – BELA ALVORADA: horário de funcionamento: das 07 às 11 e das 13 às 17 horas. Com atendimento médico às segundas e quartas-feiras.
Orientamos também o uso de máscara em ambientes fechados e locais com aglomeração para evitar transmissão e aumento do contágio.
Lembrando que a arma capaz de combater a Covid é a vacina!
Se você ainda não finalizou o seu esquema de doses, procure as unidades de saúde mais próximas de você com seus documentos e vacine! TODAS AS SEXTAS-FEIRAS NOS POSTOS DE SAÚDE DO MUNICÍPIO!
As vacinas são seguras e evitam o agravamento dos sintomas, internações e mortes.
Crianças de 6 meses a menores de 3 anos – 3 doses
Crianças de 3 anos a menores de 12 anos – 2 doses
Adolescentes e adultos de 12 anos a menores de 34 anos – 3 doses
Pessoas de 35 anos ou mais, imunossuprimidos – 4 doses
serão contaminadas pela doença.
De acordo com o levantamento da Info Tracker, plataforma de monitoramento da pandemia feita pela Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp), a taxa de contágio na Região Centro-Oeste é ainda maior, com Rt 1,59, o que faz com que 100 pessoas com a doença contaminem mais 159.
O doutor em Doenças Infecciosas Everton Lemos explicou que o aumento repentino de casos de Covid-19 está relacionado às mudanças na temperatura após a intensa onda de frio que predominou no Estado nas últimas semanas.
“As pessoas se acumulam mais dentro de ambientes fechados, e isso se reflete nas doenças respiratórias. Podemos destacar que esse aumento repentino de casos está muito relacionado com o clima, com a sazonalidade da temperatura”, explicou.
SAIBA
Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES) apontam que 5.733.388 doses contra o coronavírus já foram aplicadas em Mato Grosso do Sul desde o início da pandemia.
Destas, 2.235.771 foram destinadas à primeira dose, 1.936.008 para a segunda dose e 257.585 são referentes à dose única. Por volta de 78% da população está com o esquema vacinal completo.
BNC Noticias Com informações O Correio do Estado