Técnicos da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) estão desde segunda-feira, 21, em campo para coletar dados para o 3º Levantamento da Safra de Grãos 2022/2023. A pesquisa segue até o dia 26 de novembro e os resultados serão divulgados no dia 8 de dezembro, na página da estatal.
O trabalho será executado na modalidade presencial nos estados de Mato Grosso do Sul, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Piauí, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins. Nos demais, será feita por contato telefônico e/ou via internet.
Os destaques para esse levantamento são o avanço da semeadura do arroz, feijão 1ª safra, milho 1ª safra e soja, além do acompanhamento da colheita do trigo. A segunda estimativa para a safra de grãos 2022/23, divulgada no dia 9 de novembro, indica um volume de produção de 313 milhões de toneladas, aumento de 15,5% se comparado com o resultado obtido no último ciclo.
Redução do milho primeira safra
Segundo relatório deste mês da Conab (2º Levantamento), a redução da área estimada de semeadura com milho primeira safra em MS é consequência da maior conscientização e receio dos produtores com alta incidência de cigarrinha ocorrida no ciclo produtivo que se encerrou. As poucas áreas implantadas estão em germinação e desenvolvimento vegetativo primário, sem quaisquer problemas iniciais.
Por José Roberto dos Santos – CAMPO GRANDE NEWS