A Polícia Civil, por meio da DELEAGRO – Delegacia Especializada de Crimes Rurais e Abigeato lançou cartilha com dicas de segurança voltadas aos moradores de áreas rurais.
O material, que tem por objetivo levar orientações relacionadas a vários aspectos da segurança, está sendo distribuída em formato digital e está disponível para download no site da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul e também pode ser baixado no Repórter MS, basta apenas Clique aqui
A cartilha contém orientações como antes de contratar algum funcionário é importante o produtor rural buscar referências profissionais e pessoais. Solicitar apresentação de documento oficial e tirar uma foto ou cópia do documento, além de obter dados sobre família, filhos, cônjuge.
Outra orientação, se for contratar empresa de vigilância procure certificar-se da seriedade e idoneidade do prestador de serviço, por meio de assessoria jurídica.
Também destaca a importância de orientar funcionários e familiares a não compartilhar informações acerca da rotina e do patrimônio existente na propriedade. A cartilha alerta também para que o produtor ou morador do campo desconfie de pessoas estranhas que não tem motivo para estarem ali. Pedidos de informações, vendedores, veículos supostamente de empresas conhecidas que não foram acionadas ou qualquer outra desculpa para colher informações sobre a propriedade devem ser observadas.
Sempre mantenha pelo menos uma pessoa (caseiro) na propriedade. Quando houve necessidade de ausência, que outra 4 pessoa possa ficar no local ou procure contar com vizinhos de confiança para que nenhum estranho entre na propriedade.
Baixe a cartilha aqui no Repórter MS, é só Clique aqui
Reporter MS