Numa sala especialmente montada para receber a ação, as mulheres puderam fazer testes que permitem a detecção de doenças como HIV, sífilis, hepatites dos tipos B e C. Com apenas uma gota de sangue, em poucos minutos a paciente já tem acesso ao resultado e recebe o encaminhamento necessário de acordo com a situação. Na oportunidade também foram realizados exames preventivos, que atuam no diagnóstico de uma série de irregularidades no aspecto das células do colo uterino.
A enfermeira Thaiane Morian explica que o convite surgiu após uma palestra ministrada no Dia D da Campanha. “Nós realizamos uma palestra sobre a importância da prevenção de doenças infecciosas, bem como do câncer de mama e do colo do útero e partir daí surgiu o convite da direção da escola para atender as profissionais internamente entre uma aula e outra, dando mais uma oportunidade para quem ainda não tinha conseguido ir até a Unidade de Saúde fazer”, explica a profissional.
Para a professora Rosilene Aparecida Martins a iniciativa foi muito válida. “ Eu achei ótima essa ação, evita que a gente perca metade de um dia de trabalho pra ir até a Unidade de Saúde pra fazer estes exames, além disso fomos muitos bem atendidos aqui na sala montada pra ação do Outubro Rosa, com o mesmo conforto do Posto e ainda ganhamos um brinde”, completa a docente.
Conforme a diretora da escola, Elisângela Almeida Carneiro, o objetivo é facilitar o acesso das ações de saúde para as profissionais e futuramente estender também para as famílias dos alunos que moram na zona rural.
“A gente percebeu a necessidade por conta da carga horária das nossas colaboradoras, que depois da jornada de trabalho, ainda têm os afazeres domésticos. No fim, cuidamos de tantos e não cuidamos de nós. A aprovação foi imediata por todos e pretendemos estender o convite para as famílias, já que temos muitos alunos que utilizam o transporte rural. É indispensável esse momento de autoconhecimento e autocuidado entre as mulheres”, concluiu a diretora.