Confira as mais recentes tecnologias que vêm impactando a indústria dos jogos online

O mercado global de videogames de US$90 bilhões é frequentemente um dos primeiros setores em que muitas pessoas veem muitos dos desenvolvimentos tecnológicos que afetam nossas vidas em ação. Isso é válido para inteligência artificial, realidade virtual e aumentada, blockchains e, em particular, o metaverso, que é a palavra de ordem mais popular no momento.

As pessoas que jogam videogames hoje em dia estão acostumadas a explorar paisagens 3D realistas e interagir com centenas ou milhares de outros jogadores em tempo real, muito longe das animações simples e em blocos que muitos de nós jogamos quando crianças.

A infraestrutura criada pelos desenvolvedores de jogos para tornar isso possível é baseada em algumas das tecnologias mais avançadas da atualidade, incluindo tecnologias móveis e rede em nuvem, além de processadores poderosos.

As tecnologias móveis, por exemplo, tornaram-se importantes em todas as esferas de nossas vidas, portanto, a aplicação delas na indústria dos games não é surpreendente; hoje podemos participar de torneios de e-sports, jogar poker a dinheiro, e até mesmo nos aventurarmos pelo metaverso, tudo através de nossos celulares.

Portanto, sem mais delongas, vejamos os desenvolvimentos mais fascinantes e significativos que terão impacto na indústria em rápida evolução dos jogos online nos próximos anos.

A fusão dos games com o metaverso

Imagem: Shutterstock

 

O ambiente online do futuro, conhecido como metaverso, já está em desenvolvimento. Ele terá versões virtuais de pessoas, objetos e partes do mundo real. Os “avatares” digitais de pessoas reais se comunicarão com outros “avatares” e se envolverão com representações digitais da realidade.

O metaverso fará uso das tecnologias móveis, de realidade virtual e aumentada, blockchains e criptomoedas. Será o mundo online que as pessoas usarão para trabalho, interações sociais e entretenimento.

Mesmo que o metaverso ainda seja um trabalho em andamento, a indústria de games já o abraçou com entusiasmo. O metaverso não é um sistema que inicia e para; os usuários podem se envolver com esse mundo online imersivo sempre que quiserem, pois ele está constantemente disponível. As empresas de jogos lucram com esse ambiente on-line imersivo e contínuo, e essa tendência crescente provavelmente continuará.

Mas isto vai além de games conhecidos que fazem uso do metaverso. O metaverso e a indústria de jogos interagem de maneiras interessantes. O imersivo ambiente do popular videogame Fortnite, por exemplo, recebeu apresentações de músicos como Ariana Grande, Travis Scott e Marshmello Scott. Além disso, a desenvolvedora do jogo, Epic Games, investiu fortemente no metaverso.

 

Blockchains, criptomoedas e NFTs

Imagem: Getty Images

 

Além de estarem impactando significativamente o mundo da economia, blockchains e NFTs estão se tornando partes importantes do mundo dos jogos online. NFTs (do inglês, non-fungible tokens) são tokens criptográficos similares às criptomoedas como Bitcoin e Ether. No entanto, os NFTs têm duas características distintas: eles são únicos e indivisíveis. Essas características tornam os NFTs ideais para tokenizar qualquer ativo digital.

As pessoas têm usado NFTs para tokenizar obras de arte, música, imóveis, e itens em jogos. As blockchains, que funcionam como livros de caixa para as criptomoedas e NFTs, oferecem imutabilidade em virtude de seus algoritmos de processamento chamados algoritmos de consenso. A segurança descentralizada e a imutabilidade oferecidas pelas blockchains garantem que ninguém possa adulterar os dados de propriedade desses ativos.

Por esta razão, NFTs podem ser usados para tokenizar itens e personagens de jogos; por exemplo, você pode usá-los para tokenizar cartas colecionáveis em jogos como Splinterlands. CryptoKitties, o primeiro jogo NFT construído a partir da tecnologia blockchain foi lançado em novembro de 2017, entretanto, dezenas de jogos NFT se tornaram muito populares desde então.

Na verdade, um grande número dos jogos mais jogados do metaverso são jogos NFT. Exemplos incluem Farmers World, Axie Infinity, Sandbox, Chain of Alliance e My Neighbor Alice. As blockchains e os NFTs possibilitam que o modelo de jogo “jogue para ganhar” alcance novos patamares.

 

Inteligência artificial nos games

Imagem: Getty Images

 

Espera-se uma maior penetração da Inteligência Artificial nos jogos online, uma vez que essas tecnologias têm ajudado os desenvolvedores a criar jogos cada vez mais emocionantes e imersivos.

Os videogames têm personagens não-jogáveis – conhecidos pela sigla em inglês NPC (non-playable characters), com os quais os jogadores têm interações extensas enquanto jogam jogos online. Antes que a inteligência artificial se tornasse comum, os desenvolvedores de jogos precisavam codificar e programar todas as possíveis respostas dos NPCs. O poder de aprender agora foi infundido em NPCs através da inteligência artificial. Os NPCs podem usar esse aprendizado habilitado pela inteligência artificial para modificar dinamicamente suas respostas às ações dos jogadores, tornando os videogames cada vez mais desafiadores.