A Câmara Municipal de Vereadores de Chapadão do Sul, realizou na noite desta segunda-feira (24), Sessão Solene em homenagem aos professores do município.
A solenidade, prevista como parte das comemorações pelo Dia do Professor que é comemorado no dia 15 de outubro, contou com a presença dos homenageados e seus familiares. Os nomes, indicados pelos parlamentares, são de profissionais da educação que se dedicaram ao ensino em Chapadão do Sul.
O secretário de educação do município Guerino Períus, representou o prefeito e falou da importância do professor na vida do ser humano.
O presidente da Câmara, vereador André do Anjos, ressaltou que o objetivo da solenidade é reconhecer o trabalho dos professores em favor de Chapadão do Sul. “A importância dos serviços prestados por estes professores em favor de nossos filhos é reconhecida hoje nesse ato pelo Poder Legislativo Municipal. Antes a entrega das medalhas, ocorreu a apresentação dos alunos do Projeto Arte da prefeitura e a primeira apresentação da Orquestra de Violão do Município.
Este ano, receberam homenagens os professores:
Alessandra Vanessa Schweter Dutra
Alessandra Vanessa Schweter Dutra, – nasceu em Andradina-SP, em 20 de Abril de 1972.
De uma família simples, é a caçula de três irmãos.
Sempre gostou muito de esportes, não faltava às aulas de Educação Física nem mesmo em dias chuvosos, levando -a cursar a Escola Superior de Educação Física de Andradina.
Neste ano de 2022 duas datas importantes a se comemorar: 25 anos de formada como profissional da área de Educação de Física e 50 anos de idade!
Esporte este que a trouxe para Chapadão do Sul em fevereiro de 2001 para trabalhar na academia Well Sport da família Andrade. Também trabalhou no Colégio Atenas como professora e coordenadora da educação infantil. Trabalhou e coordenou as aulas no Centro Aquático Municipal de Chapadão do Sul desde 2005,onde participou de várias competições com seu atletas.
Integrou como técnica 5 vezes a seleção estadual de natação em competições a nível nacional em jogos escolares por várias cidades do Brasil e também atuou como técnica da equipe masculina da seleção brasileira de natação nos Jogos Sul-americanos escolar em 2015 em Assunção, no Paraguai, onde o Brasil sagrou-se Vice-Campeão na modalidade.
Atualmente trabalha no administrativo da secretaria municipal de esporte, juventude e lazer, no ginásio municipal Carlos Archilha.
Anna Maria de Freitas
Natural de Águas Claras -MS, filha de Valter Correa de Freitas e Albertina Olimpia da Silva, viúva do primeiro esposo com quem viveu 38 anos, atualmente casada com Antonio Pereira de Almeida mãe de 2 filhos e avó de 2 netas, Pedagoga, Pós-graduada em Educação Especial, iniciou sua carreira na Educação em Cassilândia em 1997.
Em 2002 já residindo em Chapadão do Sul, onde iniciou sua tragetória como Educadora na APAE e logo foi convocada a lecionar também na Escola Augusto Krug Neto. Leciona até hoje na APAE e auxilia uma aluna com necessidades especiais na escola Cecília Meireles.
Professora Anna gostaria de agradecer a Deus em primeiro lugar, sua família, aos colegas de trabalho em especial da APAE onde já formou vínculos como de família e todas as pessoas q passaram pela sua vida nesse trabalho, onde se dedicou por tanto tempo, gostaria de agradecer também ao Vereador Wanderson e ao secretário de educação Guerino Perius por esta homenagem e oportunidade de compartilhar com todos um pouco da sua história.
Carlize Cristina Cecatto do Amaral.
Nascida em São João/PR, no dia 18 de junho de 1985, filha de Valdir Pess Cecatto e Maria Marlene Cecatto.
Mora em Chapadão do Sul desde os 6 meses de idade, faz parte de família pioneira nesta cidade, a qual ama e criou raízes.
Casada desde 2007, com Heverton Mauricio Teixeira do Amaral.
Mãe de Arthur, 11 anos e Maria Clara, 8 anos.
Aos 17 anos iniciou a Faculdade de Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), formou-se em 2008 e logo ingressou no mercado de trabalho como professora.
A primeira escola a lecionar foi a Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, onde leciona até os dias de hoje.
Em 2017, começou a lecionar na rede privada de ensino, na Escola Cepe, onde trabalha até hoje.
É apaixonada pela sala de aula, acredita na Educação e em um futuro melhor para seus alunos. Ao longo de mais de catorze anos de carreira docente coleciona momentos especiais e enche todos os dias a bagagem de realizações ao ver seus alunos alçando voos cada vez maiores.
Tem muito orgulho da pessoa que se tornou e a certeza de estar no lugar certo fazendo a coisa certa.
Carlize dia que, “Não se vê atuando em outro espaço que não seja o da educação”.
Cleonice Schlieck
Nasceu em Maravilha – SC, filha de trabalhadores rurais, mas reside em Chapadão do Sul desde 1994, onde concluiu seus estudos. Formada em Letras pela UEMS com especialização em Letras, em Língua Portuguesa e Literatura brasileira e em EAD no ensino superior. Como professora, exerceu sua função por vários anos na escola rural do Assentamento Aroeira. Além de professora, também é escritora, tendo publicado, em 2012, seu primeiro livro: Anjo de uma asa só. Dois anos depois publicou A busca pela verdade e, desde então, tem publicado romances e cordéis pedagógicos online. Seus romances impressos abordam temas sociais, enquanto os online estão voltados para o aspecto pedagógico. Hoje, casada e com um filho, continua sendo uma inspiração para seus alunos, atuando na Escola Municipal Cecília Meireles.
Professora Mestra Elisete Emiko Obara,
Natural de Pacaembu, cidade do interior paulista. Passou a infância na zona rural juntamente com os pais, duas irmãs e um irmão. Fez toda a educação básica em colégios públicos.
Mãe de três lindos e abençoados filhos e avó de dois netos maravilhosos.
A graduação em Ciências Biológicas fez na UEM (Universidade Estadual de Maringá). Na época pendia para o caminho da pesquisa, pois era estagiária em um núcleo de pesquisa em peixes. No entanto, antes mesmo de terminar a graduação, recebeu uma proposta de trabalho em um Colégio de Entre Rios, distrito de Guarapuava –PR.
Aceito o desafio, surgiu à paixão e o encantamento pela educação e pela docência, o que incentivou a fazer duas especializações no ensino de Ciências e no ensino da Biologia. E posteriormente o Mestrado em Educação.
No ano de 1994, mudou-se para Chapadão do Sul onde conseguiu realizar muitos sonhos, e obteve crescimento pessoal e evolução na carreira profissional.
A sua história na docência, é a trajetória de uma professora que transitou desde 1986, entre o ensino fundamental, ensino médio e ensino superior. Lecionou em escolas e universidades públicas e particulares. Ao longo desse período acompanhou mudanças importantes no sistema educacional brasileiro.
Recebeu várias homenagens pelo relevante trabalho desenvolvido ao longo dos anos, pelo exemplo de profissional e ser inspiração não só em sala de aula, mas na vida. Dentre eles, a homenagem da Câmara dos Deputados de Mato Grosso do Sul.
Desempenhou diversas funções, dentre elas: professora de Ciências e Biologia, diretora da Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade, Secretária Municipal de Assistência Social, Secretária Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer e atualmente é diretora adjunta e coordenadora do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio do Colégio Atenas.
Ser professor é partir do princípio de ter amor pela profissão e estar engajado em ser um semeador da transformação em parceira com o aluno, inseridos na escola da vida. Acredita que o professor ao ensinar tem a recompensa de aprender constantemente e que não há limite para o conhecimento. Por mais que você leia livros, se atualize constantemente, sempre existe algo novo pra ser aprendido. Com o advento da internet, então, ficou mais fácil aprender, assim como ficou mais desafiador ensinar.
Luceni Martins Oliveira Maran
Nascida em 10 de maio de 1976 em Costa Rica -MS. Casada com Alaércio Maran e mãe de três filhos, Cayro Gabriel Maran, Alaércio Maran Filho e Mariana Maran. Luceni iniciou sua jornada na pedagogia em 1994, como professora no município de Costa Rica. Encantada com o potencial da educação de transformar vidas e formar cidadãos que lutam pela segurança de um futuro melhor, buscou sua formação graduando-se em Normal Superior em 2005, especializou-se em Coordenação e Gestão escolar em 2008.
Em 2010, em busca de seu sonho, a professora Luceni teve que deixar seu lugar preferido: a sala de aula. Sempre acreditando e ansiando de que um ensino de qualidade é possível mesmo em cidades do interior, deixou o cargo de professora e coordenadora pedagógica para empreender, fundando a escola de Educação Infantil Educativa e, em 2012, fundou o Colégio MAPER, onde mantém-se como mantenedora e diretora até os dias de hoje, o Colégio Maper se tornou referência na região com atendendo alunos desde o berçário até o Ensino Médio.
Roberta Casagrande
Nasceu em Jacutinga – RS, no dia 09 de Fevereiro de 1990, filha de Célio e Neiva Casagrande.
Sempre sonhou em ser professora. Seu passatempo preferido na infância era brincar de “escolinha”. Na adolescência organizava oficinas de leitura e narração de histórias, na escola em que estudava. Participava da liderança do grupo de jovens de sua cidade e era catequista. Teve o exemplo de ótimos profissionais da educação em seu processo de formação, que a inspiraram a seguir a carreira da docência.
Cursou Letras com habilitação em espanhol na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das missões em Erechim – RS.
Na mesma semana em que se formou, com 21 anos, recebeu o convite para trabalhar no colégio Atenas. Um grande desafio: sair da faculdade com pouca experiência e já começar a trabalhar em uma escola particular. Mas aceitou esse desafio e se mudou para Chapadão do Sul no dia 24 de Agosto de 2011.
Sempre em busca de conhecimentos, possui três especializações e fluência na língua estrangeira espanhola. O próximo objetivo é o mestrado e quem sabe, o doutorado.
As adversidades da docência são muitas e embora não tenha muitos anos de profissão, continua acreditando que a educação é fundamental para transformar nossa sociedade e melhorar o mundo. Com compromisso, dedicação e responsabilidade, a professora acredita no poder de influenciar seus alunos em busca de seus sonhos e orientá-los para um futuro promissor.
Atualmente trabalha no Colégio Atenas, na Escola Estadual Augusto krug Netto e na Escola Municipal Cecilia Meireles.
Agradece imensamente o apoio de sua família e o reconhecimento desse momento ao vereador Sr. André Ricardo Anjos e aos demais membros dessa Câmara.
E deixa uma mensagem final: “A educação deve ser levada a sério porque ela transforma vidas, muda a realidade e faz nascer um novo mundo – Marianna Moreno”.
Sandra Cristina Mioto de Gouvêa,
Filha de Francisca e Francisco Mioto (in memorian). Nasceu na cidade de Terra Rica, no Paraná. Mas viveu até os 21 anos na cidade de Diamante do Norte, também no Paraná. Foi lá que criou os melhores laços familiares, no Sítio Santo Antônio, com muita roda de viola e muitos encontros familiares.
Fez magistério e iniciou a graduação em Letras na cidade de Paranavaí. Casou-se com Ednei Freire de Gouvêa aos 21 anos de idade. Aqui, são empreendedores no ramo do Agronegócio com a empresa Agroben Agronegócios, há 21 anos, que é liderada pelo seu esposo Ednei Freire de Gouvêa. Juntos, formaram uma família que luta para contribuir sempre nos ramos em que atuam. Sonharam também com filhos (e foi uma longa espera), mas Deus os abençoou com a vinda do Benicio e da Alice.
Sandra Mioto concluiu Letras na UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, com Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa no ano de 2002. Fez especialização em Linguística e Ensino também na UEMS. Concluiu o Curso de Mestrado no ano de 2007 fazendo parte da primeira turma de Mestrado em Estudos de Linguagens da UFMS – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campo Grande. Moradora desse município há 25 anos. Professora de formação, atuação e coração. Como profissional, atuou como: – professora pela Prefeitura Municipal de Nova Londrina – PR; – professora voluntária na APAE – Diamante do Norte – PR – professora na Escola Estadual Augusto Krug Netto, – professora na Escola CEPE por 12 anos; – professora no Colégio Atenas – Professora de ensino superior na Fachasul por 17 anos – Professora efetiva na Prefeitura Municipal de Chapadão do Sul por 13 anos. Exerceu também funções de coordenação pedagógica e direção em diferentes unidades.
Hoje trabalha na SEMEC – Secretaria Municipal de Educação e Cultura como Coordenadora Pedagógica. Acredita que a Educação transforma, que o professor é o principal agente transformador de todo o processo educacional, e de todo meio. Acredita que é por meio da educação que horizontes são traçados e que sonhos se concretizam, pois oportuniza o saber constituído.
Assim, ao invés da fisioterapeuta como um dia sonhou, hoje aqui encontra-se uma professora de formação, de atuação e de vocação. E que acredita no papel da educação.
Silvia Perin Nonato
Natural de Marilia -SP, filha de Jandira e Roberto, casada com Alberto Nonato, mãe de Carlos Alberto , 12 anos.
Professora Silvia casou-se com Alberto Nonato no ano de 2005, após casamento veio residir em Chapadão do Sul, iniciou sua trajetória como estudante de Pedagogia em 2006 na faculdade da Grande Dourados polo de Costa Rica –MS. Formou-se no ano de 2010 onde no mesmo ano já iniciou suas atividades profissionais na área da Educação Infantil com aulas na rede municipal. Em 2011 professora Silvia ingressou como sócia proprietária na Escola de Educação Infantil Educativa, onde trabalhou com sociedade 2011 a 2014 , em 2015 passou a administrar a Escola Educativa como direta/Coordenadora até 2019. Nos dias atuais a professora Silvia Administa o Espaço recreativo ‘Brinquedoteca Educativa’ atendendo crianças de 1 a 10 anos.
Professora Silvia agradece a Deus em primeiro lugar pelo dom em exercer essa profissão abençoada, agradece também sua família que foi muito importante no incentivo e apoio para superar as dificuldades, e a todas as pessoas que compartilharam momentos de aprendizado nessa profissão encantadora.
Professora Silvia, agradece imensamente ao Vereador Airton (Tucano) por reconhecer o seu amor a profissão e a homenagear nesse dia.
Apresentação dos alunos do Projeto Musica & Arte e a primeira apresentação da Orquestra de Violão do Município.