Com uma morte, Garras realiza mandados de busca e apreensão em Água Clara

A cidade de Água Clara, a 192 quilômetros de Campo Grande, amanheceu movimentada nesta terça-feira (18), com operações de Polícia Civil, acompanhada do Garras (Delegacia Especializada em Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros) e Polícia Militar.

Foram cumpridos 51 mandados de prisão e busca em apreensão contra uma organização criminosa que atua dentro e fora dos presídios.

As primeiras informações Polícia Civil são de que o grupo criminosos tem integrantes que atuam dentro e fora dos presídios, tendo como principal área de atuação a cidade de Água Clara.

polícia
Equipe durante busca (Foto: Divulgação/PCMS)

Os acusados cometiam crimes de tráfico de drogas, lavagem de capitais, posse de arma de fogo, dentre outros. O Ministério Público Estadual também presta apoio na operação desde às 5h.

As equipes estavam nas ruas do município, dos mandados, são 26 de prisão preventiva e 25 de busca e apreensão. Foi ainda cumprido um mandado de sequestro de imóvel, oriundo do crime de lavagem de dinheiro, avaliado em 350 mil.

 

droga
Porções de drogas apreendidas (Foto: Divulgação)

Morte

Matheus Santos Carvalho, de 23 anos, morto em troca de tiros durante a deflagração da Operação Expurgo, era o guardião das armas da facção criminosa.

Quando os policiais chegaram na casa, Matheus que estava armado não obedeceu à ordem para se entregar, “Polícia, larga a arma’ quando aconteceu a troca de tiros. Matheus chegou a ser socorrido, mas morreu.

Contra Matheus havia um mandado de busca e apreensão. Na casa foram encontradas várias munições, um revólver, celulares, balança de precisão e R$ 110. Matheus tinha passagens desde 2016 por tráfico de drogas quando era adolescente.

Conhecido como "Chinfra", Matheus foi baleado e morreu durante operação (Foto: Redes Sociais)
Rede Social

O nome da operação deriva do fato de que muitos dos integrantes já haviam sido presos e continuavam praticando crimes e comandando a organização de dentro dos presídios, sendo necessária uma ação mais abrangente e incisiva do Estado para acabar com toda estrutura criminosa de uma só vez.

Operação conta com equipes do Garras (Delegacia Especializada em Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros) e Polícia Militar.

arma apreendida
Arma apreendida (Foto: Divulgação)

*Midiamax, Karina Campos