Athletico Paranaense tenta se consolidar entre os gigantes do futebol brasileiro
O Athletico Paranaense vem caminhando, ao longo dos últimos anos, para se tornar um dos gigantes do futebol brasileiro. É indiscutível que o Furacão, pelos títulos conquistados recentemente, já pode ser considerado um dos grandes clubes do país, mas ele ainda quer subir mais alguns degraus nessa escala. Para isso, os paranaenses tentarão conquistar a Libertadores pela primeira vez em sua história. Mas o adversário será ninguém menos do que o poderoso Flamengo. Se você gosta de fazer previsões esportivas, fique de olho nos Palpites de Hoje e também dê o seu.
A saga de crescimento do Athletico Paranaense passa pela figura de Mario Celso Petraglia, que encabeçou o projeto de crescimento do clube. Em primeiro lugar, o Furacão investiu em infraestrutura e, no fim dos anos 90, enquanto vários gigantes tinham estádios precários, ou simplesmente não tinham, o clube de Curitiba inaugurou a moderna Arena da Baixada, além de um Centro de Treinamentos (CT) muito bem equipado.
Pouquíssimo tempo depois, o planejamento veria seu primeiro grande resultado, e o Athletico Paranaense conquistaria o Campeonato Brasileiro de 2001. Ao longo dos anos seguintes, o Furacão ainda chegaria perto de outros feitos importantes, sendo vice do Brasileirão (2004) e da Copa Libertadores (2005).
De todo modo, o clube continuou investindo em estrutura e na formação de jogadores, o que sempre lhe rendeu times competitivos. Em 2013, o Fucarão chegou a outra final importante, mas perdeu a decisão da Copa do Brasil para o Flamengo.
No entanto, o clube voltou a conquistar um título importante em 2018, quando foi campeão da Copa Sul-Americana. No ano seguinte, na Copa do Brasil, o Furacão eliminaria Flamengo, Grêmio e bateria o Internacional na decisão para ficar com a taça que havia lhe escapado em 2013.
Já em 2021, o clube de Curitiba chegaria novamente às finais da Copa Sul-Americana e da Copa do Brasil. Conquistou o torneio internacional, vencendo o Bragantino na decisão, e perdeu a disputa nacional para o Atlético Mineiro.
Essa sequência incrível de decisões e conquistas elevou o patamar do clube, que passou a ser tratado como um dos grandes do futebol nacional. Em 2022 o Furacão tenta dar o passo final para se tornar um gigante – vencer a Copa Libertadores. Para chegar à decisão, o clube paranaense deixou dois times tradicionais pelo caminho: o Estudiantes de la Plata e o Palmeiras, atual bicampeão da América. Agora medirá forças com o Flamengo na final.
Independentemente do que aconteça, a ascensão do Furacão já é uma realidade e, cedo ou tarde, o clube garantirá seu espaço na lista dos principais clubes do país.