50 adolescentes participantes do Projeto Primavera em Costa Rica participaram de oficinas socioeducativas
A primeira temática abordou a “Importância da permanência na escola e na escolha da profissão”. Ao todo, 50 adolescentes nascidas no ano de 2007 estão participando do projeto. Conforme a programação, as oficinas acontecem toda segunda-feira e seguem até o final do mês de novembro.
De acordo com a coordenadora de execução do Projeto Primavera, Iandra Garcia Barcelos de Amorim, a iniciativa visa por meio de oficinas socioeducativas e o tradicional Baile de Debutantes, previsto para 3 de dezembro, comemorar e marcar a fase de transição na vida das adolescentes.
Além das festividades envolvidas na representatividade de completar 15 anos, o projeto visa durante sua execução, despertar as adolescentes para a realidade da vida e seus desafios, buscando a inserção das mesmas na sociedade.
As participantes foram divididas em 10 grupos. Cada grupo conta com uma madrinha que verifica o desenvolvimento de cada participante, pontualidade, faz o acompanhamento familiar, verifica as demandas e repassa para a coordenação.
“As oficinas socioeducativas são realizadas com acompanhamento de psicólogas e assistentes sociais, com foco no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. A metodologia utilizada nas oficinas, através das rodas de conversa, permite colocar as participantes como protagonistas, possibilitando a cada uma delas a oportunidade de resgatar a autoestima, criar projetos pessoais, desenvolver competências, ampliarem o universo cultural e serem inseridas na sociedade”, completou a coordenadora geral e secretária de Assistência Social, Evair Gomes.