Florestinhas mobilizam condutores e pedestres em Costa Rica para o respeito e responsabilidade no trânsito
Na oportunidade, os alunos entregaram panfletos, incentivando os pedestres para o uso da faixa e os condutores sobre o uso de equipamentos obrigatórios de segurança como capacete, sinto de segurança e cadeirinha para transporte de crianças, bem como respeitar as sinalizações verticais e horizontais, além de evitar o uso de celular no trânsito.
“Objetivo do movimento é despertar a conscientização de motoristas, passageiros, pedestres, ciclistas e motociclistas para reduzir os índices de acidentes com ou sem vítimas fatais e feridos no trânsito. Nós entendemos que a prevenção se faz com educação e levamos a mensagem de que todos somos responsáveis e precisamos juntos salvar vidas”, justificou o instrutor do projeto, cabo André Faustino Dias Filho.
Projeto Florestinha
O Projeto Florestinha é um trabalho socioassistêncial desenvolvido pela Polícia Militar Ambiental, com apoio do Governo Municipal, que trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social com idades entre 7 e 16 anos, tirando-os das ruas e ensinando-lhes a serem cidadãos com sensibilidade socioambiental.
O Florestinha iniciou as atividades em Costa Rica 18 de maio de 2015, atendendo 60 crianças e adolescentes e atualmente atende 160.