O evento, que chegou à sua 9ª edição, tem como objetivo promover o envelhecimento saudável e ativo, além de valorizar a elegância dos candidatos da 3ª idade. O Miss e Mister 3ª Idade é uma realização do Governo Municipal, por intermédio da Secretaria de Assistência Social, com o apoio da Câmara de Vereadores.
Enquanto o palco era tomado por 11 mulheres e 8 homens bem aprumados, desfilando ao som de músicas de sua preferência, os olhos do público, estimado entre 450 pessoas que lotavam o Conviver, estavam atentos e a torcida seguia com palmas, assovios e muita agitação.
A etapa do concurso envolveu desfiles com trajes de gala, sendo terno e gravata para os homens e vestido longo para as mulheres. Charme, elegância, simpatia, postura e respeito ao regulamento fizeram parte dos critérios de avaliação dos jurados.
Emocionados, os detentores do 1º lugar comemoraram a premiação. “Eu não esperava ganhar. Tem muita mulher bonita aqui, muitas senhoras com histórias de vida maravilhosas, mas é sorrindo que se ganha tudo na vida. Minhas amigas do Conviver me incentivaram e minha família estava muito animada”, contou Neuraci Gomes, que tem 68 anos.
Já Antônio Sobrinho, de 73 anos, participou pela primeira vez e diz que foi a realização de um sonho. “Estou muito feliz, eu não estava esperando ganhar. A ficha ainda não caiu”, comentou.
A nova miss 3ª idade de Costa Rica, Neuraci Gomes Correa, é natural de Paranaíba/MS, dona de casa e viúva. Ela tem uma filha e uma neta e seus hobbys são cuidar de plantas e fazer crochê. Seu lema é “Sorria sempre! O sorriso cura”.
Já Antônio Martins Sobrinho, o mister 3ª idade, é natural de São Francisco de Sales/MG, tem três filhos, 7 netos e 2 bisnetos, está em uma união estável. Ele gosta de pescar e sua frase preferida é “Vá e faça! ”.
Foram premiados ainda Salomé Nogueira Leite, como Princesa, e Marcília da Silva Martins, como Miss Simpatia. Alcides Lima de Souza, como Príncipe e Altamir Cândido de Queiroz, como Mister Simpatia. Os demais candidatos receberam um brinde e uma premiação simbólica.
De acordo com a coordenadora do Conviver, Sônia Aparecida de Oliveira Ferraz, que acompanhou os homens até a passarela e deu os primeiros passos da valsa, o concurso serviu para atribuir novos olhares ao conceito de beleza e valorizá-lo em pessoas com idade superior a 60 anos, proporcionando aos participantes momentos de descontração e interação. “Foi lindo demais, fiquei emocionada”, argumentou a coordenadora.
A secretária de Assistência Social, Evair Gomes Nogueira, da pasta responsável pelo evento, comentou que o concurso ficou sem acontecer nos últimos dois anos por conta da pandemia. Ela reforçou a importância de garantir que a pessoa idosa esteja inclusa na sociedade e se sinta confortável para ser quem é, comemorando o acontecimento. “Olhar para o Conviver lotado me fez muito feliz. O retorno deste concurso significa muito para nós e também para os idosos. Foi um misto de alegria, e entusiasmo levantar a autoestima deles. Colocar uma roupa bonita, se produzir, desfilar e ter os seus familiares assistindo e vibrando por eles é uma avalanche de amor que aumenta a autoestima”, comentou.
Conforme o prefeito em exercício, Roni Cota, que fez questão de acompanhar as participantes até a passarela, a população como um todo deve se conscientizar sobre a importância da valorização desse público tão sábio e que ainda tem muito a acrescentar no desenvolvimento da nossa nação.
“Infelizmente a desvalorização do idoso no Brasil é real e precisa ser combatida. A pessoa idosa precisa do apoio da sociedade como um todo, afinal envelhecer é o destino natural de todos os indivíduos. Ações como esta são importantes para valorizar e também motivar toda a comunidade, mostrando que as pessoas idosas ainda podem contribuir muito mais na sociedade e na vida das pessoas que os cercam. Parabéns a todos os participantes”, pontuou o gestor.
A decoração feita por Débora Ferraz Neves deixou o ambiente impecável e a animação do evento ficou por conta da apresentação especial da dupla sertaneja, Augusto César & Christiano, um show à parte.
Também participaram do Miss e Mister 3ª Idade 2022, o prefeito licenciado, Cleverson Alves dos Santos entre outras autoridades municipais, além de toda a equipe que trabalhou para que o evento acontecesse.
Comissão julgadora
A comissão julgadora foi composta pela presidente da Mesa, a Miss Petit Mato Grosso do Sul, Larissa Costa; e pelas professoras, Maria de Lourdes Vieira Milreu (Malu); Nádia Aparecida Bonadia Sbroggio; Helena Otoni Camargo Braun e Leize Eiko Hori.