Escola Kendi Nakai faz uma brilhante acolhida aos alunos e apresenta projeto contra o Aedes Aegtpti

A escola estadual vereador Kendi Nakai, na tarde desta segunda-feira(29), recepcionou os alunos, professores e todos os funcionários. Houve a apresentação da equipe de profissionais e apresentou alguns vídeos, além de fazer a entrega dos kits escolares.

Como uma instituição tradicional e de alta qualidade em educação, a Kendi Nakai já no primeiro dia de aula, lançou um grande projeto em combate ao mosquito Aedes Aegypti na cidade de Paraíso das Águas. Vetor de várias doenças, este mosquito vem se tornando um problema para a saúde da população.

A maioria dos educadores são conhecidos pelos alunos, mas uma nova turma de mestres farão parte do ano letivo de 2016.

Novos alunos também fazem parte da Kendi Nakai e adoraram conhecer a escola, com algumas mudanças para melhor.

Houve recentemente uma reforma geral, proporcionando ainda mais qualidade para a escola tão querida por todos.
A Crotalária

 crotálaria

A Crotalária, é uma leguminosa, tipicamente plantada após retirada da produção nas lavouras, agindo como cobertura, um tipo de adubação verde, com o intuito também de reduzir nematóides presentes na área. Plantada nos quintais na cidade, cresce e após 100 dias em média, floresce, atrai o inseto voador conhecido como libélula, que coloca seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes. Os ovos viram larvas que se alimentam de outras larvas, e se no local tiver larvas do Aedes elas serão “comidas” pelas larvas da libélula. Além disso, a própria libélula quando adulta se alimenta do mosquito Aedes, chegando a se consumir em média de 100 mosquitos.
alunos paraisoFoi distribuído para todos os alunos um saquinho com sementes de Crotalária, no intuito destas serem plantadas em suas casas.

Neste sentido a Kendi Nakai entende que só colocando em prática boas ideias é que a população conseguirá exterminar esse mosquito que causa essas três doenças tão prejudiciais à todos: Dengue, Chikungunya e Zika Virus.

As crotalarias podem ser uma ajuda a mais, se combinadas com a conscientização da população e hábitos de manutenção da limpeza de quintais e terrenos.

Muitas cidades no Brasil já estão utilizando esse aliado para o combate ao Aedes, entre elas Sorriso/MT, Andradina/SP, Marília/SP, Campo Mourão/PR, entre outras, onde o controle foi feito com muita conscientização e plantação de crotalária, que além de controlar o mosquito embeleza as cidades e os jardins. Em Andradina, por exemplo, houve aproximadamente 3,5 mil casos de dengue confirmados e uma morte em janeiro de 2013. Em 2014 houve 46 casos e uma morte, já no início de 2015, somente dois casos confirmados.

O biólogo professor Leonardo Corniani Dias, um dos idealizadores do projeto “KN contra o Aedes”, ministrou uma aula coletiva para todos os alunos da escola, tanto no período vespertino, quanto no período noturno, explicando os benefícios desta planta para o controle do Aedes e sua relação com a libélula no controle biológico do mosquito.

As sementes da crotálaria foram doadas pelo produtor rural José Hilário Grisuki, que também apóia o projeto.

“As medidas de combate ao mosquito são importantes, mas nem sempre alcançamos lugares onde estes mesmos se reproduzem e se espalham. Sendo assim, o controle biológico se mostra eficiente, uma vez se atrairmos os insetos devoradores do Aedes, eles mesmos alcançarão os lugares para caçá-los tanto no ar (se alimentando do mosquito na forma adulta) como na água parada (larvas da libélula se alimentando das larvas do Aedes)”, disse o professor.
Foram mostradas várias fotografias e vídeos de conscientização sobre o modo de vida da libélula e sua relação com a crotalária e o controle biológico do Aedes na cadeia alimentar, bem como uma matéria sobre a cidade de Sorriso, enfatizando o sucesso do plantio desta naquela cidade.

A Escola Estadual Vereador Kendi Nakai está apostando neste projeto, pois nos preocupamos com a nossa comunidade, por isso pedimos que todas as sementes que foram enviadas para as casas através de nossos alunos sejam plantadas, para que daqui alguns meses possamos ter os mesmos resultados positivos destas outras cidades, diminuindo drasticamente os casos de dengue em Paraíso das Águas.

As pessoas interessadas em adquirir as sementes podem procurar na Kendi Nakai.

 

Brito News – Colaborou com informações e imagens: Profª. Patrícia Bassan