O Cerrado brasileiro é considerado a savana com maior biodiversidade do mundo, abrigando 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas, aproximadamente 199 espécies de mamíferos, e a abundante avifauna compreende em torno de 837 espécies. São elevados os números de peixes (1200 espécies), répteis (180 espécies) e anfíbios (150 espécies), porém toda essa biodiversidade está sendo ameaçada de extinção pelo desenvolvimento das atividades agropecuárias.
Diante dessa preocupação com a conservação do Bioma Cerrado, 11 de setembro tornou-se o Dia Nacional do Cerrado. Em comemoração a esse dia, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente (SEMUDES), realizou uma parceria com a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS-Câmpus/Coxim), onde a professora Drª. Suzana Neves Moreira, juntamente com professor Dr. Evaldo Benedito de Souza mestres em Biologia Vegetal e o Gerente de Unidade João Braz, estiveram presentes no Parque Municipal Templo dos Pilares, realizando nesse dia 12 de setembro uma aula de campo sobre a importância da conservação ambiental do Cerrado brasileiro, com alunos do 1º ano do ensino médio da escola Estadual “Romilda da Costa Carneiro”.
Os alunos tiveram uma aula de campo bastante enriquecedora, ao longo do percurso da trilha do Templo dos Pilares, eles aprenderam a identificar as espécies de árvores nativas do Cerrado, colocando as placas de identificação nas espécies encontradas.