Agrotóxico apreendido em Chapadão do Sul tem poder de matar até o aplicador

Na última sexta-feira 27, a Policia Militar de Chapadão do Sul, após uma denúncia anônima, conseguiu fazer a apreensão de um carregamento de 670 kg de inseticida benzoato de emamectina, produto contrabandeado, que tem seu uso proibido no Brasil e principalmente no Mato Grosso do Sul.

Segundo as informações, muitos produtores de Chapadão do Sul, do Céu, Costa Rica e Paraiso das Aguas, estão fazendo o uso do benzoato e praticando crime. Com a prisão e a descoberta do proprietário da carga, com certeza, a Polícia tem agora uma linha de investigação que deverá ser seguida e poderá chegar aos contraventores da Lei.

Produto pode matar até o aplicador

A nossa reportagem esteve nessa manhã, conversando com três engenheiros agrônomos da cidade, para obter maiores informações do produto e saber dos perigos ao ser humano e a fauna e flora.

As informações são preocupantes, tendo em vista que o produto é altamente tóxico e um verdadeiro risco à saúde humana e, esse foi um dos motivos para a não liberação deste produto no Brasil.

Em relação ao meio ambiente, um relatório da “European Food Safety Authority” (EFSA) indica que o benzoato de emamectina é prejudicial a organismos aquáticos, abelhas e pássaros e principalmente ao ser humano, que ao fazer uso desse produto de forma inadequada, poderá ser levado a morte.

(Na Europa, é recomendado que o produto não seja aplicado no período de floração da cultura para evitar danos às abelhas e outros polinizadores. Assim, é muito importante que o produto não seja usado para se evitar danos à saúde e ao meio ambiente.

Segundo informações, após a utilização desse produto nas lavouras, é recomendado que nenhum ser humano entre na área, durante 24 horas.

A polícia pede a população que continua fazendo denúncia anônima. Se você tem informação que esse produto esteja sendo utilizando em nossa região, ligue no 190 ou no telefone do NOTII 9652-2105.