A Capital Estadual da Arte Rupestre de Mato Grosso do Sul se prepara para receber o Rally dos Sertões na próxima quarta-feira (31 de agosto). A Prefeitura Municipal de Alcinópolis está empenhada em oferecer uma excelente estrutura aos competidores, aos organizadores, assim como aos turistas da região que pretendem prestigiar este grandioso evento.
O secretário de Desenvolvimento de Alcinópolis, Nahur Tito, disse em exclusividade ao site MS Norte que a expectativa é grande e toda a equipe da prefeitura e parceiros estão empenhados nos preparativos.
“Será declarado ponto facultativo no município no dia 31 de agosto. A partir das 6 horas da manhã, teremos a largada cenográfica na Praça Adevina Crisóstomo da Silva, no Jardim Bom Sucesso, com praça de alimentação, brinquedos para as crianças, preparação para a população, arquibancada e a largada oficial na saída da cidade para o assentamento Santa Fé. A gente espera um grande evento para acolher não só os munícipes, mas também os turistas, em comemoração aos 30 anos de Alcinópolis e também do Sertões”, disse Nahur.
O prefeito Dalmy Crisóstomo, também em exclusividade ao MS Norte, revela que a mobilização de toda a sociedade está grande: “Vamos aproveitar esta oportunidade para que o comércio local usufrua dessa movimentação. Através da Sala do Empreendedor, estamos conversando com os pequenos comerciantes, para que possam vender produtos na praça, instalaremos brinquedos infláveis para as crianças e uma arquibancada para as famílias assistirem ao espetáculo em segurança”.
Mato Grosso do Sul se firma como rota do Sertões
Esta é a terceira vez que o Rally dos Sertões passa pela região Norte de Mato Grosso do Sul e a segunda pelo município de Alcinópolis. Em 2017, Coxim foi cidade sede do evento, gerando um grande movimento na economia do município, tanto na rede hoteleira, quanto no setor de autopeças. Em 2019 foi a vez de Costa Rica, com passagem em Alcinópolis. Na edição deste ano, assim como em 2019, Costa Rica será cidade-sede e Alcinópolis terá uma largada especial.
A largada inicial será em Foz do Iguaçu e a prova terminará no litoral do Pará. A proposta de passar pelos quatro cantos do Brasil é em comemoração ao bicentenário da Independência do país, segundo os organizadores.
A prova vai passar pelas cinco regiões do Brasil, de 26 de agosto a 10 de setembro. Esta edição comemorativa dos 30 anos do Rally dos Sertões será a maior competição contra o relógio do mundo. Serão 7.216 quilômetros em 15 dias, passando pelas cinco regiões do país, oito estados – PR, SP, MS, MT, TO, PI, MA e PA, e 14 cidades. Tradicionalmente o Sertões tem 8 dias, mas a edição de 30 anos terá o dobro de dias para cruzar o país.
Em Mato Grosso do Sul acontecem a 3ª e a 4ª etapas. As equipes chegam em Campo Grande no dia 29 de agosto e no dia 30 seguem para Costa Rica, passando por Alcinópolis, e então seguem para o estado vizinho no dia 31.
Aproveite para conhecer Alcinópolis, seus atrativos naturais e belas paisagens
No alto do mapa de Mato Grosso do Sul, o município de Alcinópolis, a 380 km de Campo Grande, no norte de Mato Grosso do Sul, tem cerca de 5 mil habitantes e apenas 30 anos de emancipação político-administrativa.
Em seu território, unidades de conservação como o Parque Natural Municipal Templo dos Pilares, o Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari e o Monumento Natural Serra do Bom Jardim formam um importante corredor de biodiversidade entre o Pantanal e o Parque Nacional das Emas, além de guardar grandes tesouros arqueológicos do Brasil, por isso o Município é considerado a Capital Estadual da Arte Rupestre.
Contate os guias locais
As unidades de conservação integram o Patrimônio Cultural brasileiro, protegido por lei pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Para segurança dos visitantes e pela proteção do ambiente, as visitações só são possíveis com guias credenciados para sua viagem ser mais segura, até porque eles conhecem bem a região e foram capacitados especificamente para essa localidade.
Atualmente há três condutores habilitados para conduzir grupos de turistas ao local: a Lázara, o Claiter e o Furquim (toque para chamá-los no whatsapp). O passeio para grupos de até dez pessoas custa R$ 130. Alcinópolis dispõe de dois hotéis: o Campos Verdes (67 3260 1274) e o Pilares (toque para chamá-lo no whatsapp). Os dois hotéis da cidade estão lotados para a data, mas há opções em Coxim, Costa Rica, Figueirão e Paraíso das Águas.
Para quem curte pedalar, os guias também oferecem passeios na região, desde que o visitante leve sua bike. Outros municípios da Rota Cerrado Pantanal também surpreendem, com passeios de barco, canoagem, trilhas, rapel, entre outras aventuras em meio à natureza.
Reportagem: Fabio Pellegrini/msnorte