Alcinopolis: Secretaria Municipal de Desenvolvimento está implantando nas escolas o Projeto “Vamos Compostar”?
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente (SEMUDES), está implantando nas escolas um excelente projeto, intitulado de “ Vamos Compostar’?
O objetivo do projeto é incentivar os alunos das escolas e creche do município de Alcinópolis, a fazerem a gestão correta dos resíduos, evitando o descarte inadequado dos resíduos no lixo doméstico.
No Brasil, os resíduos orgânicos representam cerca de 50 % de todo o resíduo sólido urbano gerado. Em seguida estão os recicláveis (28 %) e os rejeitos (22 %). Dessa forma, ao trabalhar a técnica de compostagem nas escolas e na sociedade, iremos evitar que os lixões e aterros sanitários espalhados pelo país, fiquem superlotados, podendo aumentar assim a vida útil desses locais.
A técnica de compostagem, consiste na transformação de restos orgânicos (sobras de alimentos como: verduras, frutas, cascas de ovos e folhas secas) em adubo e biofertilizante, por meio do processo de decomposição da matéria orgânica. As composteiras instaladas pela SEMUDES contam com uma ajuda especial no processo de decomposição, as minhocas vermelha-da-Califórnia (Eisenia foetida), popularmente chamada de minhocas californianas. Os húmus de minhoca é um excelente fertilizante natural, capaz de melhorar a qualidade do solo.
O projeto começou no dia 08 de agosto, sendo implantado uma composteira na Vila Novo Belo Horizonte, na Escola Municipal Miguel Antônio de Moraes, sendo trabalhado o projeto com os alunos do 3° ao 5 ° ano do ensino fundamental. Depois o projeto abrangeu o Centro de Educação Infantil Brenno Crisóstomo Duart, voltado aos alunos do pré II do período Matutino e Vespertino. Em seguida, o projeto foi apresentado aos alunos do 1° ano do Ensino Médio Integral da Escola Estadual Romilda Costa Carneiro.
E as outras duas instituições atendidas são: a Escola Municipal Alcino Carneiro, com os alunos do 1° ano do ensino fundamental do período matutino e vespertino, e o CACA (Centro de Atendimento da Criança e do Adolescente “Américo Leite Pereira”).
“Na natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma. VIVA A COMPOSTAGEM.
Assessoria de comunicação