O Costa Rica ainda não confirmou a participação na Copa Verde 2022. Dirigentes do clube vão se reunir na noite desta quinta-feira (25), para definir se o clube vai ou não disputar a competição desta temporada, confirmada recentemente pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
A realização da 9ª edição da competição que reúne equipes das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil e do Espírito Santo, estava em xeque devido ao calendário apertado antes da Copa do Mundo do Catar, que prevê o término de todas as competições até 20 de novembro.
De acordo o presidente do Costa Rica, André Baird, a tendência é de que o time sul-mato-grossense dispute a competição, porém alguns componentes da diretoria acreditam ser uma desvantagem o ingresso no torneio. “A previsão é de que vamos participar, porém somos democráticos na tomadas de decisão, mas do meu ponto de vista a gente participa. No entanto a CBF foi um pouco irresponsável e confirmar o torneio às vésperas”, afirmou o dirigente ao Campo Grande News.
A dúvida sobre a participação na competição é que o clube tem feito uma reformulação no elenco, após a disputa do Campeonato Brasileiro Série D. Apesar da participação do CREC ainda ser incerta, uma coisa parece entre os dirigentes: a equipe não fará “grandes investimentos” para o torneio. O clube deve utilizar jogadores que ainda não foram dispensados e dar oportunidades para atletas da categoria de base.
“Fizemos um planejamento para ser campeão estadual, tínhamos planejados para 2023 repetir o título. Emprestamos alguns então foi desmanchando o time, ficamos com uma pequena base treinando e alguns dos atletas emprestados voltariam para a temporada do ano que vem. Estamos realizando um trabalho bem feito para não passar vergonha em nenhuma competição”, frisou Baird.
Ao todo, 24 equipes estão credenciadas para disputar a competição regional deste ano. O Costa Rica é a única equipe de Mato Grosso do Sul na disputa por conquistar o campeonato estadual em 2021. A Copa Verde assegura ao campeão uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil no ano seguinte.
A competição está marcada para começar no dia 25 de outubro. Da primeira fase até às quartas de final, os confrontos serão em jogos únicos. Já nas semifinais e a final, os duelos vão ser de ida e volta. De acordo com ofício enviado pela CBF, os clubes precisam confirmar a participação até às 12h desta sexta-feira (26). Caso tenha alguma desistência, não haverá substituição.
Por Jhefferson Gamarra – CAMPO GRANDE NEWS