Na sessão de segunda-feira (15), um dos assuntos mais discutidos pelos vereadores de Costa Rica foi a implantação e implementação imediata do novo piso salarial dos enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras, conforme assegura a Emenda Constitucional n° 124, de 14 de julho de 2022.
No último dia 04 de agosto de 2022, o presidente da República Jair Bolsonaro sancionou a Lei n° 14.434, que altera a Lei n° 7.498, de 25 de junho de 1986, para regulamentar a Emenda n°124.
A indicação foi apresentada pelos vereadores Averaldo, Alecksander Pimenta, o Popó e Evaldo Paulino e encaminhada em nome da Câmara ao Governo Municipal de Costa Rica.
Conforme o 1° secretário da Câmara, Averaldo Barbosa da Costa o pagamento do piso salarial representa um reconhecimento desses profissionais por todo esforço e dedicação na área da saúde.
“Em nome da Casa solicitamos ao Executivo Municipal que no mais curto espaço de tempo possa ser implantado no município o piso nacional dessas categorias, em conformidade com o estabelecido na Lei sancionada recentemente pelo presidente”, explicou Averaldo.
O vereador Evaldo Paulino também destacou que o piso é “um avanço na área da saúde, pois a valorização do profissional contribui para o bom desenvolvimento do trabalho e do município”.
Popó ainda frisou que os vereadores vão cobrar para que o pedido seja atendido o mais breve possível, pois a classe dos agentes de saúde e endemias mesmo com a aprovação da Câmara ainda não foi contemplada – (leia mais em https://www.cmcostarica.ms.gov.br/noticia/camara-aprova-projeto-que-garante-piso-salarial-dos-agentes-de-saude-e-endemias).
Ainda na sessão, o vereador vice-presidente parabenizou os colegas pela inciativa e falou da importância desses profissionais na área da saúde. “Esses profissionais trabalharam com afinco ainda mais durante a pandemia, é merecido a adequação do piso salarial”, falou Ailton.
A presidente prof.ª Me. Manuelina Martins, também deu sua contribuição à discussão da matéria e disse: “É uma prioridade o piso salarial para estes profissionais, não só a implantação como a implementação, não pode ficar só no papel deve ser pago”, complementou Manuelina.
O vereador Lucas Gerolomo destacou que os vereadores receberam vários pedidos de apoio ao longo dos últimos meses. “Hoje no Brasil um estudo aponta que existem mais de 2 milhões de enfermeiros e que destes 85% são mulheres. Passamos por uma pandemia, e estes profissionais foram de suma importância para salvar vidas, nada mais justo que fazer está adequação salarial”, disse Lucas.
Por fim, os vereadores Claudomiro Martins, o Cocó, Waldomiro Bocalan, Biri, Rosângela Marçal, Everaldo Santos e Adair Tiago parabenizam pela indicação que foi assinada pelos 11 vereadores.
A indicação n°223 em nome da Câmara foi apresentada na segunda-feira (15), durante a 25ª sessão ordinária e segue para apreciação do prefeito Cleverson Alves dos Santos.
Informações:
Cassiane Mews – Assessora de Comunicação