Neste sábado, 13 de agosto, o Presidente da Fundação Chapadão, Ilton Henrichsen, o diretor executivo da entidade, André Bartolomeu Piesanti e o pesquisador Fábio Lima Abrantes apresentaram para o público e autoridades de Alcinópolis, os resultados dos experimentos com soja naquele município.
Já são três anos realizando experimentos com soja na Fazenda Rodansechis, localizada entre Alcinópolis e Figueirão e os números apresentados pelo pesquisador Fábio mostram a evolução positiva que comprova a viabilidade da cultura na região.
A progresso dos experimentos começa com o número de materiais cultivados. No primeiro ano foram cinco, no segundo 25 e neste ano agrícola que se finda já foram 54, sendo que uma delas apresentou produtividade de 60 sacas por hectare.
Ilton Henrichsen destacou a importância da evolução, já que no primeiro ano a cultivar que demonstrou maior produtividade chegou a 27 sc/ha.
A apresentação dos resultados foi realizada aproveitando as estruturas do Sindicato Rural de Alcinópolis e o público que estava presente para um leilão de gado, evento que reuniu importantes pecuaristas da região.
Na oportunidade, o pesquisador Fábio apresentou o comportamento de cada material experimentado e lembrou que o sistema adotado e recomendado para a região é a ILP, Integração Lavoura Pecuária. Fábio ainda destacou a importância de se detectar o grau de resíduo do herbicida Picloram, muito utilizado na pecuária para controle de ervas daninhas de folhas largas nas pastagens. Este herbicida é toxico para a soja e deixa resíduo no solo por até cinco anos. Os pesquisadores já detectaram variedades de soja com moderada resistência ao baixo resíduo do Picloram.
O Presidente Ilton Henrichsen testemunhou a eficiência do sistema ILP, lembrando que sua família o utiliza na região da Pedra Branca, em Chapadão do Sul, terras com baixo índice de argila, com sucesso, mantendo a produtividade da soja e aumentando da carne bovina. “Não estamos querendo substituir a tradicional pecuária pela agricultura, mas promover a já comprovada eficiência da ILP na região”, destacou Henrichsen.
Participaram da apresentação, o Prefeito de Alcinópolis, Dalmy Crisóstomo da Silva, o Vice-Presidente da Câmara de Vereadores, Ademir Luiz Müller, do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente, Nahur Tito Queiroz de Brito e o Diretor do Departamento de Agricultura daquela secretaria, Rodrigo Louveira.
As autoridades discursaram e reforçaram o apoio para a continuidade dos experimentos e os incentivos para que os pecuaristas do Município aderem ao sistema ILP. Segundo o Prefeito Dalmy, o trabalho da Fundação Chapadão é muito importante para o agronegócio e lembrou que a integração da agricultura com a pecuária vai aumentar a oferta de alimentos, promover o desenvolvimento econômico do seu Município, que acaba proporcionando mais condições para investimentos públicos.
Na oportunidade foram entregues cópias de um compêndio com as informações dos tratos culturais e resultados alcançados em cada material testado pela Fundação Chapadão, sob a coordenação do Pesquisador Fábio, neste ano agrícola em Alcinópolis.
Fonte: Assessoria de imprensa Fundação Chapadão