A Cooperativa Sicredi Celeiro Centro Oeste, através da agência de Costa Rica, participou na última semana, do 1º Fórum Municipal Ambiental, realizado na Câmara Municipal de Vereadores. O evento teve por objetivo incitar as pessoas para os problemas causados à natureza e a necessidade urgente da conservação do meio ambiente.
De acordo com a gerente da agência Sicredi Costa Rica, Tatiana Krever Stadler, a participação objetivou difundir as práticas sustentáveis realizadas pela Cooperativa, bem como os projetos sociais em apoio a preservação ambiental, que são executados através do Fundo Social no município de Costa Rica e nas demais regiões onde atua.
“Entre outros exemplos, apresentamos uma das iniciativas desenvolvidas pela Sicredi Celeiro na cidade, o Projeto Recicla Riquinho, que é realizado em parceria com o Sebrae-MS e Prefeitura Municipal, e que incentiva a destinação correta de materiais recicláveis, beneficiando catadores e pequenos produtores locais”, explicou Tatiana.
Durante o fórum, acadêmicos, empresários, responsáveis técnicos e pesquisadores discutiram modelos de desenvolvimento sustentável, que atendam as necessidades presentes sem comprometer as gerações futuras.
A gerente de negócios da agência, Valquiria Deonizio Gonçalves Dias, fez um panorama de ações desenvolvidas pela instituição, norteadas pelo cooperativismo e o compromisso com a sustentabilidade, o desenvolvimento local e soluções responsáveis para promover transformações positivas nas comunidades.
“Outro exemplo citado foi o parque de energia solar, que fica localizado em Aparecida do Taboado. Ele conta com 5 módulos de geração e é responsável pelo fornecimento de energia para 10 agências da Sicredi Celeiro localizadas em MS. Outra prática sustentável adotada sistemicamente é a inibição das faturas de cartão, que salva aproximadamente 1800 árvores ao ano”, relatou Valquíria.
Em 2020, o Sicredi se tornou participante do Pacto Global, atendendo hoje 16 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs). A Cooperativa Sicredi Celeiro ainda conta com um Comitê de Sustentabilidade, um direcionador para o referencial em desenvolvimento sustentável.