O questionário tem perguntas qualitativas ou quantitativas, buscando entender a percepção dos pacientes sobre a qualidade dos produtos, como atendimento, exames, pronto socorro e todo serviço ofertado no local.
Também estão sendo avaliados capacitação da equipe, comunicação assertiva e praticidade da informação aos pacientes.
“Uma pesquisadora está posicionada na recepção da Fundação Hospitalar coletando os dados. São 11 perguntas práticas e fáceis de serem respondidas, garantindo ao paciente melhorias nos serviços ofertados e no atendimento futuro”, explica o secretário municipal de Saúde, Jovenaldo Francisco dos Santos.
O departamento de MKT & Humanização é responsável pela realização e análise dos dados bem como pela capacitação e melhorias a serem realizadas em todos os setores da Fundação Hospitalar. O mesmo departamento também vem implementando o processo de humanização do atendimento, ou seja, um conceito construído por relacionamentos interpessoais de qualidade, questões estruturais e éticas.
“Ela parte de um olhar diferenciado em direção ao paciente, enxergando-o como um ser humano completo e que necessita de acolhimento para alcançar uma recuperação satisfatória. Ao se sentir respeitado e compreendido, o paciente tende, ainda, a retornar à unidade de saúde e até indicá-la para seus conhecidos. Dessa forma, o estabelecimento, gestores, funcionários e parceiros também ganham reconhecimento, melhora no clima organizacional e a oportunidade de aumentar as receitas”, destaca Maria Luedy, coordenadora de MkT & Humanização da FHCR.
Ainda segundo ela, entre os principais objetivos da humanização na saúde, vale citar a melhora na qualidade dos serviços e a potencialização dos tratamentos, aumentando as chances e reduzindo o tempo para a cura do paciente.
“Começando pela qualidade nos serviços, podemos dizer que incluir uma abordagem acolhedora e pequenas gentilezas torna mais leve o dia a dia de gestores, médicos, enfermeiros, auxiliares, funcionários da limpeza entre outros”, concluiu Maria Luedy