Goiás: aumentou de 2 para 32 casos da varíola do macaco

Goiás aumentou de 2 para 32 casos confirmados de varíola dos macacos em 21 dias. Os dados foram divulgados na tarde desta segunda-feira (1º) em um boletim da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). Segundo a pasta, todos os pacientes são homens, com idades entre 23 e 43 anos.
Os dois primeiros casos da doença foram confirmados no dia 11 de julho em moradores de Aparecida de Goiânia. Desde então, os números têm apresentado crescimento no estado. Da última sexta-feira (29) até esta segunda-feira foram 14 novos registros, já que o número de confirmados saltou de 18 casos para 32.
Os casos confirmados nesta segunda-feira são das seguintes cidades: 26 em Goiânia; 2 em Aparecida de Goiânia; 1 em Inhumas; 1 em Itaberaí; 1 em Luziânia; e 1 na cidade de Goiás. Além destes, o estado tem 54 casos suspeitos e 17 descartados.
O g1 tentou contato com as prefeituras de Goiânia, Inhumas, Itaberaí e cidade de Goiás, por e-mail, mensagens e ligações feitas entre 19h40 e 20h10 desta segunda-feira, para saber se as cidades acompanham os casos e aguarda retorno.
Em nota, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria de Saúde, informou que a investigação epidemiológica mostrou que os dois casos da cidade foram confirmados pelo método laboratorial. Os dois homens que tiveram a doença já receberam alta do isolamento, ou seja, foram curados.
O secretário de Saúde de Luziânia Gonçalo de Sousa informou que o paciente deu entrada em um hospital privado na última terça-feira (26) e relatou que teve contato com uma pessoa em uma festa em Brasília que estava com suspeita da doença. Após isso, ele foi colocado em isolamento e o resultado positivo para a varíola dos macacos saiu nesta segunda-feira.
“Ele está em isolamento, está sendo acompanhado, mas está bem. As pessoas que ele teve contato também estão sendo monitoradas, mas aparentemente não estão com a doença”, disse o secretário de Saúde de Luziânia.
Fonte: G1