Moradores de Chapadão do Sul continuam fazendo descartes de lixos em locais proibidos. Multa é de R$ 1.448,00 pra quem for pego

Descartes de animais mortos, entulhos e lixo doméstico estão sendo colocados de forma criminosa no final da Avenida Mato Grosso do Sul, em Chapadão do Sul. Seria muito fácil ligar para a Sedema ou Secretaria de Obras  para a remoção. Mas esta atitude de parte de alguns relaxados vem sendo feitas há anos. Muitos são os mesmos que usam redes sociais para pedir mais médicos, escolas e eficiência no recolhimento de lixo na cidade.

Há vários registros de pessoas em reluzentes caminhonetes  jogando lixo nas ruas da cidade, desde a construção dos Pontos Ecológicos idealizados para este fim.

No mês passado o bairro Planalto também apresentava sérios problemas relacionados ao meio ambiente com o acúmulo de lixo em terrenos baldios e canteiros de ruas e avenidas. Pequenos Lixões  seguem sendo formados nestes locais. A dengue apresenta índices elevados e este comportamento coloca em risco a coletividade. Para algumas pessoas a picada do mosquito contaminado com dengue será  fatal, neste ano duas pessoas morrem por causa da doença.

O cenário é muito deprimente. Tem sofás, restos de construção, material plástico, madeira entre outros depositados nas ruas, avenidas, canteiros e terrenos baldios. O serviço de recolhimento pode não ser perfeito, mas funciona. Tem telefones para contato entre o cidadão e a Sedema para agilizar este serviço.

A multa por descarte irregular é de R$ 1.448,00 segundo o  Código de Posturas. Campanhas de conscientização com panfletos e outros meios geralmente não funcionam, mas é que há para tentar amenizar este problema.

*Chapadense News – César Rodrigues