Costa Rica realizará o Dia D para vacinar crianças a partir de 3 anos contra Covid-19
A iniciativa segue a recomendação do Ministério da Saúde com autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ambas divulgadas na semana passada. Até então, a imunização contra Covid-19 só podia ser feita em crianças a partir de 5 anos.
Conforme a resolução CIB Nº 106/CIB/SES, da Secretaria de Estado de Saúde, crianças de 3 a 5 anos deverão ser imunizadas com a Coronavac. O esquema vacinal será de duas doses, com intervalo de 28 dias entre as aplicações, com a mesma dose aplicada nas faixas etárias de 6 a 17 anos e nos adultos.
“Estamos felizes em dar mais esse passo, ampliando a faixa etária das crianças que podem ser vacinadas e protegidas contra o coronavírus”, destaca o secretário municipal de Saúde, Jovenaldo dos Santos.
Para vacinar é obrigatória a presença dos pais ou responsável, munidos de documentos pessoais que comprovem o parentesco ou responsabilidade legal, bem como a caderneta de vacinação.
Caso não seja possível o comparecimento, o acompanhante da criança deve apresentar o Termo de Consentimento, assinado pelos pais ou responsável, comprovando a autorização para que a vacina Coronavac possa ser administrada.
Na oportunidade também estará sendo feita a atualização da caderneta vacinal das crianças, bem como a vacina contra Influenza para pessoas acima de 6 meses de idade.