Audiência confirma a vinda de Campus da UEMS para Chapadão do Sul

O município de Chapadão do Sul será a 29ª cidade do estado de MS a ter a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), a confirmação ocorreu na noite desta segunda-feira (18),  em uma audiência ocorrida na Câmara Municipal.

O reitor da UEMS Laércio Alves de Carvalho também comentou sobre a instalação do Campus. “Chapadão do Sul tem grande potencial para se ter um Campus da UEMS, estamos trabalhando nessa instalação há um bom tempo e todas as coisas são favoráveis, estamos estudando a viabilidade técnica para saber a demanda de cursos para a região e em breve termos mais uma universidade em Chapadão do Sul”.

reitor da universidade, Kleber Gastaldi,

 

A reunião contou com a presença do Presidente da Assembleia Legislativa o Deputado Paulo Corrêa, que vestiu a camisa e esta a frente de todo trâmite da vinda de um campus da UEMS. O prefeito municipal João Carlos Krug, que busca essa entidade para o município desde sua primeira gestão em 2000, do Presidente da Câmara Municipal André dos Anjos que está empenhado na melhoria da educação do município, e dos demais vereadores, que abraçaram a causa e lado-a-lado, caminha com o Executivo nessa conquista. O deputado federal Dagoberto Nogueira também esteve presente, convidado pelo presidente da Câmara André.

A reunião contou também com pessoa ligadas à educação e futuros acadêmicos estiveram presentes num dos encontros mais importantes rumo à consolidação do polo universitário em Chapadão do Sul.

O prefeito municipal, fez um breve relatório da sua luta em trazer para o município o ensino superior. Lembrou que fez uma peregrinação pelos corredores de diversas universidades do estado UCDB, Uniderp, UEMS e UFMS disseram não a Chapadão do Sul na época. Foi quando ele juntamente com Wilton Paulino resolveu então abrir o processo da criação de uma faculdade própria no município, com inicio das aulas em colégio municipal e que hoje se tornou referencia no estado a FACHASUL, que  abriu o caminho para esta realidade que passa a ter nova formatação  com a vinda da UEMS. “as universidades não são concorrentes, mas parceiras na busca do desenvolvimento econômico, social e científico”. Afirmou o prefeito João Carlos Krug.

O presidente da Assembléia, Deputado Paulo Correa destacou que o Ex-Governador Pedro Pedrossian criou a UEMS para interiorizar o desenvolvimento educacional. Reinaldo Azambuja deu continuidade neste projeto com o apoio das bancadas Federais e Estaduais.

Uma consulta técnica com a população definirá o perfil dos cursos a serem implantados em Chapadão do Sul.

O Vereador André dos Anjos, presidente da Câmara Municipal, disse que na gestão passada ele entrou em contato com o deputado Dagoberto Nogueira sobre o interesse pela criação do campus. Com a posse do novo reitor,  Laércio Alves de Carvalho, recomeçaram as articulações para o andamento do Projeto UEMS. Lembrou que na semana passada  Ele e  o prefeito estiveram em reunião com o reitor e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Correa.