02 de julho -Dia do Bombeiro Brasileiro

Dia do Bombeiro Brasileiro é comemorado no dia 2 de julho.

Em Chapadão do Sul, o dia teve inicio com uma Alvorada festiva, com desfile pelas ruas da cidade. Na programação das comemorações,  foi realizado um Concurso de Desenho, com o  Centro Sócio Educativo Nossa Senhora das Graças promoveu, . Os três melhores autores de desenhos alusivos aos bombeiros participaram da alvorada festiva, embarcados em uma viatura, na carreata pelas principais rua da cidade

Os vencedores do concurso foram:
– Davi Souza Santos, Escola Municipal Cecília Meireles;
– Enzo Gabriel de Jesus Clovis Pereira, Escola Municipal Cecília Meireles e
– Raiane Kelly dos Santos Silva, Escola Municipal Carlos Drummond de Andrade.

Além dos três vencedores do concurso, crianças filhos dos bombeiros igualmente participaram da alvorada festiva na carreata pela cidade, que teve início e término do 7º Subgrupamento, localizado na Rua Brasil, no Polo Empresarial.

02 de julho

Esta data é uma homenagem a todos os heróis brasileiros que arriscam as suas vidas para proteger as pessoas, as cidades e as florestas do risco de incêndios, desastres naturais, desabamentos, etc.

Além de apagar incêndios, os bombeiros também desenvolvem vários projetos sociais e educativos, com o objetivo de tentar melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Os bombeiros também ajudam a socorrer animais em perigo e auxiliar pessoas que enfrentam situações de grande stress, como tentativa de suicídio, afogamento, desaparecimentos e traumas provocados por acidentes.

Origem do Dia do Bombeiro Brasileiro

A escolha desta data é uma homenagem a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, inaugurado em 2 de julho de 1856, no Rio de Janeiro, e sob o comando do major João Batista de Morais Antas.

Oficialmente, o Dia do Bombeiro Brasileiro foi instituído através do decreto-lei nº 35.309, de 2 de abril de 1954. A partir desta mesma lei, também foi definido a realização anual da Semana de Prevenção Contra Incêndios.

Antigamente, antes do Imperador D. Pedro II assinar o Decreto Imperial nº 1.775 que regulamentava o serviço de bombeiros, o badalar dos sinos era sinal de que homens, mulheres e crianças tinham que formar uma fila no poço mais próximo e assim, passarem baldes de mão em mão até chegarem ao local do incêndio.

Gary Santos – Bombeiros do MS