Costa Rica homenageia personalidades com entrega da Comenda do Mérito Legislativo e Medalha José Ferreira da Costa
As homenagens e concessão de honrarias são práticas correntes nos municípios, justamente com o intuito de prestigiar pessoas que, por sua atividade, tenham contribuído de algum modo para o desenvolvimento local ou para o bem-estar coletivo. É outorgado anualmente, em um documento simbólico e acompanha uma medalha que reconhece publicamente relevantes serviços prestados, quer seja na vida pública ou particular, com sua profissão ou aspectos culturais, conforme o Decreto Legislativo n° 69, de autoria da Mesa Diretora daquela Casa de Leis.
A entrega da honraria contou com mais de 150 convidados, entre autoridades municipais, familiares e amigos dos homenageados.
Acompanhado da primeira-dama e secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Márcia Alves, o prefeito Cleverson Alves, homenageou o farmacêutico José Carlos Venturini, conhecido popularmente por Zé Carlos da Farmácia. Escolhido pelo vice-prefeito Roni Cota, o pastor Osmar Gomes, também foi agraciado com a honraria. Também participaram, os secretários de Administração, Finanças, Planejamento, Receita e Controle, Uriel Carvalho de Oliveira; de Saúde Pública, Jovenaldo Francisco dos Santos; de Assistência Social, Evair Gomes Nogueira; de Transportes, Urbanização e Obras Públicas, Penides Garcia Jacinto e de Governo, Rayner Morais Santos; Subsecretários de Educação, Maria Almeida; de Administração, Reinaldo de Almeida Valim e de Agricultura e Desenvolvimento, Suelen Guimaraes Furquim.
Em seu discurso, o prefeito Cleverson Alves afirmou que, a “Comenda do Mérito Legislativo e Medalha José Ferreira da Costa têm a proposta de agradecer e homenagear um conjunto de pessoas que, foram primordiais na construção de um sonho de vida em comum, numa cidade que é de todos e para todos. Simples e acolhedora como convém aos costarriquenses, dinâmica na sua economia, mas recatada por escolha dos seus migrantes e que hoje, formam nossa população. Que bom que estamos tendo a oportunidade de homenagear as pessoas que fazem parte da história de Costa Rica em vida. Como é bom ver cada um de vocês que ajudaram a construir a história da nossa cidade, sendo homenageados”. Agradeceu a todos por ter-lhe sido entregue a direção executiva do município. Destacou que vai fazer de tudo para honrar essa confiança.
Para o homenageado, de Zé Carlos da Farmácia, a sua maior alegria em Costa Rica e que fez o diferencial foi a acolhida da comunidade. “Sempre fui respeitado, valorizado e sinto feliz em viver em Costa Rica com minha família. Faço questão de agradecer ao prefeito Cleverson Alves dos Santos e aos vereadores pela indicação e esse reconhecimento. Esse mérito tão importante para minha história e das futuras gerações da minha família”, completa.
Com paixão evangelística, além de proclamar o evangelho do púlpito, desde 2005 deu início ao projeto Escolinha de Futebol Viva Melhor com a finalidade de ensinar princípios e valores cristãos às crianças através do esporte. No ano de 2012 criou a Associação Viva Melhor para desenvolver projetos sociais na área do esporte e da música e como o bom pastor que cuida de suas ovelhas, o pastor Osmar Gomes tem tido participação ativa no Conselho de Pastores e Líderes Evangélicos de Costa Rica e um dos diretores do Lar dos Idosos, foi o homenageado pelo vice-prefeito.
O vice-prefeito de Costa Rica, Roni Cota, enalteceu o seu indicado, Pastor Osmar Gomes, homem comprometido com as causas religiosas, sociais e principalmente no desenvolvimento das famílias. “Nosso agradecimento e gratidão por tudo que tem feito pelos nossos jovens e adolescentes”. Por fim, externou cumprimentos aos homenageados. “Parabéns pelo reconhecimento que estão recebendo nesta data. É um momento de muita alegria e quando vemos a diversidade das famílias que foram homenageadas aqui, cada uma nas suas áreas, com o coração puro, com vontade, com comprometimento, ficamos ainda mais felizes, pois vemos que estamos bem representados”, conta Roni Cota.
Já o Pastor Osmar Gomes, após receber a horaria, comentou. “É muito emocionante ser homenageado. O nosso mérito e de todos que trabalham com gente, nessa parceria com Executivo, Legislativo e iniciativa privada, é mérito de todos e principalmente de Deus, honras e glórias ao nosso Pai Celestial. Peço a Deus que abençoe a nossa cidade”.
A presidente do Legislativo costarriquense, professora mestre Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral, destacou a importância da Medalha José Ferreira da Costa para a Casa de Leis e a comunidade.
“Homenagear quem compõe a história do município é gratificante. Aqui foram escolhidas pessoas das mais distintas classes, que contribuem desde o trabalho na igreja, ao pecuarista, o empresário, servidor público, enfim, ver o orgulho com que cada homenageado recebeu essa medalha é emocionante. Quero agradecer também ao Executivo Municipal que nos proporcionou todo o suporte para que esta homenagem fosse possível, aos nossos servidores e colaboradores que não mediram esforços para a realização dessa solenidade. Parabéns a todos!”, falou a presidente.
Veja a lista de todos os homenageados com a Comenda 2022:
- O produtor rural, Abrahão Garcia Barbosa, nome proposto pelo vereador Lucas Lázaro Gerolomo;
- O professor Alaércio Guimarães, nome proposto de forma coletiva pela Câmara Municipal de Vereadores;
- O empresário Cleber Bistaffa, nome proposto pelo vereador Alecksander da Silva Pimenta;
- O pecuarista, Darci Nogueira de Menezes, nome proposto pelo vereador Waldomiro Bocalan;
- A empresária Eliana Teodoro Lopes, nome proposto pela vereadora presidente prof. Me. Manuelina Martins da Silva Arantes Cabral;
- A professora Evair Gomes Nogueira, nome proposto pelo vereador Evaldo Paulino Garcia;
- O servidor público Ezequias Rodrigues dos Santos, nome proposto pelo vereador Ailton Martins de Amorim;
- O empresário, Ivonei Luiz de Miranda, nome proposto pelo vereador Everaldo Pereira dos Santos;
- O farmacêutico José Carlos Venturini, nome proposto pelo prefeito Cleverson Alves dos Santos;
- A diretora da APAE, Luciana Nogueira de Souza Faustino Inácio, nome proposto pelo vereador Averaldo Barbosa da Costa;
- A servidora pública Maria Aparecida da Silva, nome proposto pela vereadora Rosângela Marçal Paes;
- O professor Rubens Pereira Lima, nome proposto pelo vereador Rayner Moraes dos Santos;
- A zeladora da Igreja Católica, Terezinha Aparecida de Jesus, nome proposto pelo vereador Adair Tiago de Oliveira;
- E o pastor da Igreja Presbiteriana Independente de Costa Rica, Osmar Gomes, nome proposto pelo vice-prefeito Ronivaldo Garcia Cota.