A Sedema homenageia todos os lavradores que levanta com o sol e derrama seu suor pelo sustento dos outros, muito obrigado! Que o céu lhe seja sempre favorável e lhe traga a dose justa de água, calor, esperança e fartas colheitas. Parabéns pelo seu dia!
Esta data homenageia aquele que cultiva o solo, arando, adubando e semeando para que este produza alimentos que serão consumidos por toda população.
A profissão surge desde que o homem primitivo se fixou na terra e começou a produzir seu próprio alimento, ao invés de ficar vagando nômade.
A palavra vem do latim labora, a qual traduzimos como trabalhar em português, e segue indicando aquele que trabalha diretamente com a terra, onde começa o ciclo da vida e do qual o meio urbano depende diretamente.
Embora o campo esteja extremamente mecanizado atualmente, este profissional é extremamente importante porque conhece o meio rural onde está inserido e assim, pode realizar bem o seu ofício. Igualmente, nas áreas mais pobres, onde o cultivo ainda é realizado de maneira manual, o lavrador é uma figura importantíssima.