Liberado temporariamente vacina contra meningite em Chapadão do Sul

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica informa a toda população que o PNI (Programa Nacional de Imunização), liberou na última quinta-feira, 16, a vacinação contra a Meningite para trabalhadores de saúde e crianças.

A vacina meningocócica C será ofertada temporariamente, até fevereiro de 2023, para crianças entre 5 a 10 anos não vacinadas e para trabalhadores de saúde independentemente da idade. A decisão tomada pelo PNI tem objetivo de evitar surtos de meningite, aumentar a cobertura vacinal em crianças, além de otimizar o uso das doses de vacina.

Para receber a dose da vacina Meningocócica C é só procurar a Unidade de Saúde de sua região de segunda a sexta feira, das 7 às 11 h e das 13 às 17 h.

A meningite é um processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Essa inflamação pode ser causada por micro-organismos (vírus e bactérias), alergias a medicamentos e outros agentes.

As meningites bacterianas e virais são as mais comuns e que demandam maior atenção da saúde pública. A doença é endêmica no Brasil e casos são reportados ao longo de todo ano com surtos ocasionais, mas a forma bacteriana preocupa por sua gravidade.

Segundo informações do Ministério da Saúde, a meningite pode atingir todas as faixas etárias, mas o maior risco é para crianças menores de cinco anos, em especial as menores de um.

 

 

*Assessoria de Imprensa e G1