A propriedade fica em Chapadão do Céu e a autorização do órgão ambiental foi emitida pelo estado do Mato Grosso do Sul
Uma fiscalização de rotina no Parque Nacional das Emas, no sudoeste de Goiás, flagrou o desmatamento ilegal de 50 hectares de Cerrado, um espaço equivalente a 50 campos de futebol, na divisa entre Goiás e Mato Grosso do Sul. A denúncia partiu do próprio Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que administra o parque.
Esse desmatamento aconteceu em uma propriedade às margens do parque, o que é proibido segundo o diretor do parque, Marcos Cunha, porque a área é considerada um corredor ecológico, um local por onde passam animais. O parque pertence ao governo federal e compreende áreas preservadas entre Mineiros e Chapadão do Céu, no sudoeste de Goiás, e Mato Grosso do Sul.
Os tratores usados para desmatar a área foram apreendidos, levados para a sede do parque e serão devolvidos para o dono somente ao final da investigação, conforme Marcos Cunha. O caso será levado para a Polícia Federal.
“A gente constatou desmatamento em Área de Proteção Permanente e, após a consulta do documento que autorizaria esse desmatamento, emitido por órgão do Mato Grosso, vimos que estava ilegal. Lá consta que seria em uma área já ocupada, mas foi facilmente detectado que é uma área preservada”, explicou o diretor do parque.
Marcos Cunha disse também que o documento não cita a existência do parque ao lado da propriedade nem a importância ecológica dele.
“Provavelmente, o consultor que fez o processo omitiu informação para o órgão licenciador. Existe coisa errada no processo. É a segunda fraude que acontece aqui em menos de um ano”, destacou o diretor.
Fiscalização
O parque tem 132 mil hectares e, devido a extensão territorial, os fiscais não conseguem fazer uma vistoria todos os dias. Eles imaginam que o desmatamento vem acontecendo naquela região há uma semana.
Os fiscais passaram na área e viram um monte de árvores derrubadas. No local do desmatamento, eles verificaram que a atividade era ilegal.
Mais Goiás