Chapadão do Sul 80 pessoas fazendo tratamento da Covid e duas estão hospitalizada

A Secretaria Municipal de Saúde de Chapadão do Sul divulgou o Boletim Epidemiológico da COVID-19, e cidade tem nesta sexta-feira (10), 80 pessoas fazendo tratamento da doença, destas 78 estão em isolamento domiciliar e duas hospitalizadas internadas em leitos clínicos .

Chapadão do Sul tem até a data de hoje 7.669 casos confirmados da doença, desses 7.508 já estão curados e 81 vieram a óbito.

Os números de novos casos vem crescendo demasiadamente nos últimos dias, apesar da campanha para que as pessoas procurem os posto de vacinação, a população não estão levando a sério o perigo.  Os contaminados são na maioria que tomaram apenas 01 dose ou ainda não receberam a vacina .

Vacina se:

A Secretaria de Saúde reforça a  população sul-chapadense que a vacinação contra a Covid-19 continua em todas as ESF’s de Chapadão do Sul, de segunda a sexta-feira, da 7h às 11h e das 13h às 17h.

1ª DOSE: TODA POPULAÇÃO ACIMA DE 05 ANOS

2ª DOSE: ATENÇÃO PARA O INTERVALO

CORONAVAC/BUTANTAN ADULTO:

  • 14 DIAS APÓS 1ª DOSE
  • CORONAVAC/BUTANTAN INFANTIL E ADOLESCENTE: 28 DIAS APÓS 1ª DOSE

PFIZER ADULTA E ADOLESCENTE:

  • 21 DIAS APÓS 1ª DOSE
  • PFIZER INFANTIL: 2 MESES APÓS 1ª DOSE

ASTRAZENECA/FIOCRUZ: 2 MESES APÓS 1ª DOSE

JANSSEN: 2 MESES APÓS DOSE ÚNICA

3ª DOSE: TODOS ACIMA DE 12 ANOS APÓS 04 MESES DA 2ª DOSE

4ª DOSE: PARA IMUNOSSUPRIMIDOS, PESSOAS ACIMA DE 50 ANOS E PROFISSIONAIS DA SAÚDE  ACIMA DE 18 ANOS APÓS 04 MESES DA 3ª DOSE. 

A pessoa que não completa o esquema vacinal fica mais vulnerável à infecção pelo novo coronavírus do que aquela que recebeu as duas doses e a dose de reforço. Ou seja, além de se expor ao risco de ser contaminado e adoecer, esse indivíduo não ajuda a controlar a circulação do vírus. E tem mais: a vacinação incompleta pode criar um ambiente propício para o surgimento de versões ainda mais resistentes do coronavírus.

Se você se lembrou da data de retorno ou mudou de ideia sobre a importância da nova dose e perdeu o prazo, vale o dito popular “antes tarde do que nunca”. Mesmo fora do prazo, é absolutamente relevante concluir o esquema vacinal. Completar esse esquema não quer dizer reiniciar a contagem e tomar a primeira dose do imunizante novamente. Basta tomar a segunda dose e seguir a vida, tomando os cuidados necessários até que a vacina chegue ao braço de todos.