Semana do Meio Ambiente promove ações de conscientização e desenvolvimento sustentável em Costa Rica

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente 2022, o Governo Municipal de Costa Rica, por meio da SEMTMA (Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura) com apoio de diversos parceiros, realizou uma programação especial com foco na conscientização ambiental e ações de desenvolvimento sustentável, voltadas à preservação dos recursos naturais. Os eventos aconteceram de 30 de maio a 5 de junho.

“A Semana Mundial do Meio Ambiente tem como objetivo chamar a atenção para uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais do planeta. Todos nós, tanto agentes públicos, quanto privados ou como sociedade civil, podemos fazer a nossa parte. E nosso objetivo nesta semana é justamente ampliar este diálogo e promover a conscientização ambiental por meio de ações e iniciativas que mesmo que pequenas têm um grande significado ambiental”, avalia o secretário municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura, Artur Delgado Baird.

O secretário, ainda agradeceu a todos pela participação. “Agradecemos aos participantes da Semana do Meio Ambiente e todos os parceiros. E em especial aos vereadores Evaldo Paulino e Everaldo Santos que destinaram recursos através de emendas parlamentar. E também, ao professor Natureza pelo auxílio”, finaliza Baird.

Para o prefeito de Costa Rica, Cleverson Alves dos Santos, cuidar do Meio Ambiente, mais do que uma responsabilidade é um compromisso com as futuras gerações. “A Educação Ambiental é a semente para um mundo melhor. Tudo começa com as atitudes diárias individuais para que grandes resultados coletivos sejam alcançados”, destaca o gestor.

As ações foram realizadas pelo Governo Municipal de Costa Rica, por meio da SEMTMA (Secretaria Municipal de Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Cultura), com apoio da PMA (Policia Militar Ambiental), Secretaria Municipal de Assistência Social, Projeto Florestinha, SAAE (Serviço Municipal de Água e Esgoto), SEMED (Secretaria Municipal de Educação), SEMAD (Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento), ATVOS – Usina Costa Rica, Secretaria Municipal de Saúde, Câmara Municipal de Vereadores, Departamento de Controle de Vetores e comerciantes locais.

1ª Ação Escolar do Eco Óleo
Iniciando a programação, foi lançado uma competição entre escolas municipais objetivando a maior arrecadação de óleo usado nas residências, a 1ª Ação Escolar do Eco Óleo. O período de coleta foi de 30/05 a 03/06.

Na noite deste domingo (5), no estande montado dentro da 49ª Festa de Santo Antônio (padroeiro do município), aconteceu a premiação das escolas. A 1ª colocada foi a Escola Municipal Joaquim Faustino Rosa que recolheu 366 litros de óleo e faturou R$ 1,5 mil de premiação.

O 2º lugar ficou com a Escola Municipal Francisco Martins Carrijo recolhendo 177,5 litros; 3º lugar – Escola Municipal Vale do Amanhecer – 122,1 litros; 4º lugar – Escola Municipal Fabio Rodrigues Barbosa – 84,1 litros; 5º lugar – Escola Municipal Cívico-Militar, Professor Adenocre Alexandre de Morais – 83 litros e 6º lugar – Escola Municipal Belonizia Paulino de Oliveira (extensão rural) – 19 litros. As escolas ganharam uma cesta junina da Usina Atvos. O representante da empresa Paulo Duarte esteve presente na entrega da premiação.

Todo o material recolhido foi encaminhado ao Eco Óleo do Município.

Mutirão de Limpeza
A segunda ação foi realizada na terça-feira (31), às 8h da manhã com o Mutirão de Limpeza no bairro Jardim Novo Horizonte, recolhendo o lixo e entulhos descartados irregularmente em terrenos baldios e nas vias públicas que poluem e resultam em criadouros do mosquito da Dengue.  A atividade teve como finalidade aumentar a conscientização da importância de realizar corretamente os descartes para evitar a contaminação de materiais recicláveis e reduzir o envio para aterros sanitários.

Foto Noticia Principal Grande

Plantio de Mudas
O plantio de mudas de árvores nativas, típicas do cerrado na APP (Área de Preservação Permanente) do Parque Ecológico Vilibaldo Rodrigues Barbosa, através de uma parceria com a PMA (Polícia Militar Ambiental) e o Projeto Florestinha de Costa Rica, e com servidores da SEMTMA foi a terceira ação, objetivando o reflorestamento na margem do rio Sucuriú e arborização no Parque Ecológico.

Na quinta-feira (2), também foi realizado o plantio de mudas de árvores nativas, típicas do cerrado na APP do Parque Ecológico Vilibaldo Rodrigues Barbosa, em parceria da SEMTMA com a ATVOS.

Na sexta-feira (3), às 8h da manhã, equipe de servidores da SEMTMA em parceria com a Câmara de Vereadores, fizeram o Plantio de mudas de árvores nativas, típicas do cerrado no Parque Natural Municipal da Lage, na quinta ação. Na oportunidade participaram os vereadores Ailton Martins de Amorim, Evaldo Paulino Garcia e Rosângela Marçal Paes.

Ainda, na sexta-feira (3), já na sexta ação, crianças do CEI (Centro de Educação Infantil) Sonho Meu estiveram na praça do bairro São Francisco fazendo o plantio de mudas de Ipê. Elas bateram um papo com o pessoal da Secretaria que cuida do Meio Ambiente e assumiram o compromisso de cuidar das novas mudas plantadas e pedir ajuda aos pais para rega-las, sempre que possível.

Foto Noticia Principal Grande

1° Pedal Ecológico
Já na tarde do sábado (4), às 15h, foi realizado o 1° Pedal Ecológico que reuniu aproximadamente 80 ciclistas participantes, que percorreram 10 km de trilhas no Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú, proporcionando aventura e companheirismo. A largada foi dada no Centro de Eventos Ramez Tebet e a chegada no Parque Ecológico Vilibaldo Rodrigues Barbosa onde a equipe da SEMTMA recepcionou todos com água, lanche e sorteio de brindes.

Foto Noticia Principal Grande

Estande
No período de 1 a 5 de junho, em estande montado da praça central Manuel Romualdo Gonçalves na 49ª Festa de Santo Antônio (padroeiro do Município), os servidores públicos levaram orientação e dicas de preservação do meio ambiente aos participantes, realizaram a doação de mudas de árvores para plantio e recolheram materiais recicláveis.

Foto Noticia Principal Grande

Dia Mundial do Meio Ambiente
O dia 5 de junho foi instituído Dia Mundial do Meio Ambiente pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, com o objetivo de promover atividades de proteção e preservação do meio ambiente.

Fonte: Assessoria de Comunicação – PMCR,  Silvestre de Castro