O Hemosul Coordenador, em Campo Grande, emite alerta para toda a população diante do baixo estoque sanguíneo. Conforme a instituição, o estado é crítico e os tipos sanguíneos com maior falta são O e A, tanto positivo, quanto negativo. Saiba como ajudar, doando sangue.
O Hemosul está trabalhando com estoque entre 10% e 40% do ideal. Conforme a instituição, só há estoque só para atender dois dias de demanda, sendo que o ideal é ter estoque para cinco dias.
O estado mais grave é do tipo O Negativo, que está em emergência absoluta. Os outros estão em nível crítico. Além de atingir o estoque necessário para o funcionamento normal, o Hemosul busca recuperar o banco para realizar doações para Recife (PE), que sofre as consequências das fortes chuvas, que deixaram 128 mortos.
Devido à necessidade de repor os estoques, o Hemosul vai atender neste sábado (4) e no dia 18, até às 17h.
Clique aqui para saber horários e locais para doação em outras cidades do estado.
Saiba como doar sangue
- Podem doar sangue pessoas que têm entre 16 a 69 anos. Menores de idade precisam estar acompanhados do responsável legal;
- É preciso estar bem alimentado e bem de saúde;
- Pesar 55kg ou mais;
- Homens podem doar até quatro vezes ao ano com um intervalo mínimo de dois meses, e mulheres podem doar até três vezes ao ano com um intervalo mínimo de três meses.
Cuidados
Doenças respiratórias deixam o doador inapto enquanto doente. Outro ponto que precisa de atenção são as vacinas contra Covid-19:
- Quem tomou Coronavac só pode doar sangue após 48 horas;
- Quem tomou Astrazeneca, Pfizer ou Janssen, somente após 7 dias.
O Hemosul ressalta que segue tomando todas as medidas de biossegurança para garantir um ambiente saudável aos doadores.
Por Renata Barros, g1 MS