Conforme o secretário da pasta, Fernando Barbosa Martins, a primeira reunião foi realizada juntamente com o técnico da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), engenheiro agrônomo, Altair Luiz da Silva e com os produtores rurais interessados na atividade, para tratar da criação da Associação de Piscicultores que objetiva valorizar, fomentar e defende a cadeia da produção de peixes cultivados no município.
“A piscicultura, que é a produção de peixes em ambientes controlados, é uma atividade aquícola que vem crescendo rapidamente no Brasil e gera cerca de 3 milhões de empregos diretos e indiretos. O Brasil é o quarto maior produtor mundial de tilápia, espécie que representa 63,5% da produção do país. Atendendo determinação da gestão do prefeito Cleverson Alves dos Santos, através do Programa AgroRica, o Município vai incentivar à criação de peixes e será um grande avanço para a cadeia produtiva local”, justifica o secretário.
Por outro lado, na segunda pauta, o secretário Fernando Barbosa, juntamente com o assessor técnico da SEMAD, Marcos Junior, participaram de uma importante reunião técnica sobre o CAF, na sede da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) em Campo Grande.
“O objetivo da reunião foi discutir as principais mudanças, promover a ampliação da Rede Cadastradora do CAF e buscar informações pertinentes sobre as regras para a implementação do Serviço de Inscrição. O CAF, instituído pelo Decreto no 9.067, de 2017, vai substituir a DAP – Declaração de Aptidão ao Pronaf (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar), para fins de acesso ao crédito rural. O novo documento viabiliza o acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, de crédito rural para empreendimentos de pequeno porte”, finaliza.