Tomou posse, na noite desta segunda-feira (30), a nova juíza que fortalecerá o trabalho do Poder Judiciário de Costa Rica, Laísa de Oliveira Ferneda Marcolini. A solenidade de posse foi presidida pelo juiz Francisco Soliman, sendo que estiveram presentes na posse o prefeito de Costa Rica, delegado Cleverson Alves dos Santos, membros da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso do Sul), da Defensoria Pública e membros da Segurança Pública do município.
A juíza foi promovida para Costa Rica no último 18 de maio, após os desembargadores integrantes do Órgão Especial votarem concursos de promoção e permuta. “Desejamos boas-vindas. Sempre tivemos um ótimo relacionamento com o judiciário”, ponderou o presidente da OAB em Costa Rica, Rafael Schiavinato Canova. As boas-vindas também foram dadas pela defensora Katherine Alzira Avellan. “É com alegria muito grande, com satisfação que a recebemos em Costa Rica. Estou à disposição de vossa excelência, não só como defensora, mas como mulher e como colega de trabalho”, disse.
Durante a solenidade, o juiz Francisco Soliman contou um pouco da tragetória de Laíza. “Formada em direito pela faculdade de Ribeirão Preto (SP), entre 2011-2015, pesquisadora credenciada junto a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo no ano de 2014 na área de direito empresarial, especialista em direito processual civil pela faculdade de Cidade Verde de Maringá (PR), foi aprovada em primeiro lugar em concurso público do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul para o cargo de juíz substituto, tomando posse em setembro de 2021. Antes, foi aprovada em concurso público do Tribunal de Justiça do estado de São Paulo onde exerceu a função de escrevente de tecnico de judiciário, atuou como juíza substituta nas comarcas de Brasilândia e Iguatemi, foi promovida por merecimento como juíza titular para a comarca de Sete Quedas e posteriormente, também por merecimento, a segunda vara cível e criminal de Costa Rica”, pontuou.
Laíza agradeceu como foi recebida na cidade, de forma calorosa. “Quero agradecer Costa Rica por me receber e me abraçar de forma tão calorosa. Uma cidade que impressiona pela organização, boa estrutura e desenvolvimento, uma cidade muito bem vista dentro e fora do estado, região promissora e acolhedora, que coroa com uma paisagem e belezas naturais estonteantes, sendo aqui uma boa representante do pedacinho de tudo que Mato Grosso do Sul oferece em termos de natureza”.
A nova juíza também afirmou que afirmou fará um trabalho de responsábilidade e diálogo. “Gostaria de deixar aqui um compromisso, sendo uma responsabilidade muito maior quando nos deparamos com o ótimo funcionamento das instituições que aqui atuam, fazendo com que o judiciário aja em constante esforço para manter uma boa prestação de serviço, com justiça e eficiência. Comprometo-me a ter a coragem para buscar espelhar a excelência desta cidade no meu trabalho e para manter o equilíbrio e diálogo com os demais agentes sejam eles públicos ou privados”, disse.
O promotor do Ministério Público, George Cassio Tiosso Abbud, também parabenizou a nova juíza de Costa Rica. Também estiveram presentes na solenidade de posse, o Delegado de Polícia Civil Caique Ducatti, Comandante da Polícia Militar de Costa Rica Aspirante Tenente Mendes, Presidente da Câmara de Vereadores Manuelina Martins e outros vereadores da Casa de Leis.
Fonte: MS Todo Dia