Com a palestra “a importância da autoestima para a gestante”, teve início na tarde de terça-feira, 16 de fevereiro de 2016, as atividades do Projeto Berço da Vida, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social de Costa Rica – MS e a Pastoral da Criança em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.
Participaram da primeira reunião do semestre, 16 gestantes e uma recém-mamãe, além do secretário da pasta Waldomiro Bocalan ‘Biri’, a gestora do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, Mirian Rodrigues Ribeiro e a coordenadora da Pastoral da Criança, Maria Lucia Nicolodi.
A coordenadora do CRAS explica que o projeto busca acolher mulheres durante o período gestacional e ajuda-las a educarem seus filhos da melhor maneira possível. “O Berço da Vida oferece gratuitamente palestras de orientação às mães do Munícipio. As reuniões são realizadas todas as terças-feiras às 14h onde as mães podem levar seus filhos que serão assistidos por profissionais capacitados”, complementa Mirian Rodrigues.
Por sua vez, a coordenadora da Pastoral da Criança complementou que o objetivo do projeto “é direcionar o apoio para auxiliar as futuras mamães a cuidar de forma adequada do filho, para que ele tenha um desenvolvimento saudável”. A previsão de término das reuniões é no mês de julho. “Nenhuma gestante sai daqui dos nossos encontros como entrou. Sempre aprendemos muito e podemos aplicar tudo isso em nosso dia a dia. Na última reunião, elas contam experiências de como o Berço da Vida ajudou na vida delas”, concluiu Maria Lucia.
Após a apresentação do projeto, a psicóloga do NASF – Núcleo de Apoio a Saúde da Família – Anamaria Carvalho, ministrou uma palestra abordando o tema: “a importância da autoestima para a gestante”. “Nesse primeiro encontro levamos informações importantes às futuras mães como a importância do pré-natal, o preparo para o parto, os cuidados com o bebê e a autoestima da mulher”.
No encerramento do encontro foi realizado como de costume em todas as reuniões, um sorteio e um lanche com frutas, alimento recomendado para as gestantes.
O transporte às mães participantes do projeto é garantido gratuitamente pela Administração Municipal. “As interessadas devem aguardar na ESF – Estratégia de Saúde da Família – do bairro onde mora, pois o veículo estará passando para buscá-las por volta das 13 horas”, ressalta o secretário Biri.
O Projeto Berço da Vida tem suas atividades desenvolvidas na sede do CRAS localizado na Rua José Pereira da Silva, N°. 603, Centro de Costa Rica – MS. Para mais informações no telefone (67) 3247 7089 e/ou 3247 7096.