Cassilândia: Projeto de concessão da BR 158 e MS 112 prevê pedágio e anel viário no município

Apresentação do projeto foi realizado ontem diretamente do escritório da B3 (Brasil, Bolsa e Balcão), a antiga Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo)

O governo de Mato Grosso do Sul vai realizar – até o final deste ano – o leilão para concessão da MS-112 e de trechos da BR-158 e BR-436. A data específica ainda não foi definida porque vai depender do calendário da atividades da B3 (Brasil, Bolsa e Balcão), a antiga Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo), que é quem vai organizar a concessão em conjunto com o Escritório de Parcerias Estratégicas, da Segov (Secretaria de Estado de Governo).

Na audiência pública virtual realizada nesta quarta-feira (18), a tônica das discussões foi o processo de colher sugestões para a concessão das rodovias durante 30 anos. O governo do Estado deverá receber – das empresas vencedoras da licitação – investimentos nas ordem de R$ 3,1 bilhões nos três trechos que serão privatizados em parâmetros semelhantes ao que foi feito nas rodovias do Estado de São Paulo.

De acordo com o Escritório da Parcerias Estratégicas ligado à Segov, os principais municípios beneficiados serão Três Lagoas, Selvíria, Inocência, Aparecida do Taboado, Paranaíba e Cassilândia. Esses municípios concentram atividades econômicas ligadas à silvicultura, indústria de celulose, frigoríficos, agropecuária e usinas de açúcar. Ao todo, uma população de cerca de 230 mil habitantes será beneficiada.

Os três trechos de concessão de estradas vão gerar um total de 2,5 mil empregos diretos e indiretos. Serão implantados seis pontos de pedágios nos trechos que entrarão para a concessão. O objetivo do governo do Estado é agilizar a concessão para este ano, embora uma data específica ainda não esteja definida.

Cassilândia

Em relação à Cassilândia, o projeto prevê a construção de um anel viário com 6.608 metros de comprimento ligando a rodovia MS 306 até a BR 158 (cruzando com a MS 112) na altura do Cemitério Municipal de Cassilândia Waldomiro Pontes, conforme slide mostrado durante a apresentação, no prazo máximo de 4 a 5 anos após a outorga da concessão. Confira a imagem:

Apesar das 06 (seis) praças de pedágios que serão construídas ao longo de toda a concessão, apenas uma, a que fica na MS 112, ficará instalada no município de Cassilândia, conforme o projeto. Confira:

Conforme tabela acima, as tarifas iniciais dos pedágios variarão de R$ 4,00 à R$ 10,66 por eixo.

MS-112

A Rodovia MS-112, com 200,9 km de extensão, se estende quase em paralelo com a BR-158, ligando Três Lagoas à Cassilândia, passando pelo município de Inocência e atendendo a uma das regiões de agronegócio no Estado.
A rodovia, além de relevante rota de escoamento da produção agropecuária e de celulose, é um importante polo de integração comercial e de produção entre Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Goiás e Minas Gerais.

BR-158

A BR-158, que dá continuidade à MS-306 – rodovia recentemente concessionada-, é importante rota de escoamento da região Centro-Oeste. Dessa forma, a rodovia serve como acesso ao modal hidroviário do Mercosul, através da Hidrovia do Rio Tietê-Paraná, além de servir como rota rodoviária para os caminhões que buscam o porto Marítimo de Paranaguá e Santos. Serão concessionados 194,9 km da rodovia BR-158 garantindo e dando continuidade à qualidade e manutenção do pavimento e segurança viária da rota

BR-436

Com extensão de 18,1 km, a BR-436 tem início e fim dentro do território sul-mato-grossense, atua como porta de acesso ao estado de São Paulo, liga os municípios de Aparecida do Taboado (MS) e Rubinéia (SP) e faz parte desta importante rota de escoamento da produção.

 

*Cassilândia Notícias, com informações do Midiamax e Luciana Brazil, EPE