Costa Rica celebre seu 42° aniversário nesta quinta-feira

Costa Rica, Capital Estadual do Algodão e dos Esportes de Aventura, celebra nesta próxima quinta-feira (12) seu 42º aniversário de emancipação político-administrativa. Para comemorar a data, a Prefeitura Municipal com apoio da Câmara de Vereadores preparou uma programação especial com inauguração de obras, lançamento de programas e uma diversificada agenda cultural inserida na Expo Rica 2022.

“Costa Rica celebra 42 anos e quem ganha o presente é a população. No último ano, transformamos sonhos em realidade e no aniversário da cidade estaremos entregando ainda mais serviços e importantes obras que vão de encontro com os anseios da comunidade. Parabéns ao povo costarriquense, parabéns a todos os servidores que diariamente nos ajudam a concretizar projetos, parabéns aos nossos vereadores que nos apoiam nessa jornada e somam conosco no processo rumo ao progresso e desenvolvimento do município. Juntos estamos transformando cada vez mais Costa Rica em uma cidade para todos”, ressaltou o prefeito Cleverson Alves dos Santos.

A programação começou no ultimo domingo (8), com a retomada dos tradicionais bailes no Centro de Convivência do Idoso que estavam suspensos desde o início da pandemia causada pela Covid-19.  Já na segunda-feira (9), na Câmara de Vereadores, houve a premiação dos vencedores do Campeonato Municipal de Futsal Interbairros.  Na terça-feira (10), aconteceu o lançamento do Programa Riquinho na Escola Municipal Vale do Amanhecer.  E na quarta-feira (11) foi  celebrada uma Missa de ação de graças pelo transcurso do 42º aniversário de Costa Rica e a abertura da Expo Rica 2022 -Exposição Agropecuária de Costa Rica. Realizado pelo Clube de Laço Três Divisas, a festa agropecuária, que segue até o domingo (15), contará com shows nacionais, festa do peão com rodeio profissional, exposições e leilões de gado, cavalgada, a tradicional queima do alho, agronegócio e tecnologia, parque de diversões, além de uma megaestrutura com arena, camarotes, boate e praça de alimentação. A  Prefeitura informa que está havendo transporte coletivo gratuito para a festa até as 4 horas. Shows da Expo Rica: na primeira noite de festa, a animação foi do Rei da Vaquejada, Mano Walter, quinta-feira (12) Rio Negro & Solimões, tmbém sobem ao palco  Bruno & Barreto na sexta-feira (13), Naiara Azevedo e a dupla Rodrigo & Thayane no sábado (14), além de Zé Lucas & Raynan e a dupla Bruninho & Davi no domingo (15), encerrando o evento.

Foto Noticia Principal Grande
Nesta quinta-feira (12), feriado pelo aniversário da cidade, o Governo Municipal com apoio da Câmara de Vereadores e do Governo Estadual, inauguram diversas obras que vão beneficiar a população. Entre as inaugurações estão a nova sede do Procon, a praça José Eugênio Filho no Residencial Sonho Meu IV, o auditório Professora Edna Maria Jacinto da Silva na SEMED (Secretaria Municipal de Educação), a reforma e ampliação do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), o Rica Trama, a Oficina das Oportunidades e a arena poliesportiva no Parque Ecológico Vilibaldo Rodrigues Barbosa.

Na sexta-feira (13), às 8 horas, acontece o lançamento oficial do Programa AgroRica no Parque Exposições Laerte Paes Coelho. Com o programa, os pequenos produtores rurais recebem serviço de orientação técnica gratuita; a concessão subsidiada ou doação de insumos diversos, a concessão de uso gratuito de áreas próprias do Município ou arrendadas de terceiros para o plantio de hortaliças e outras culturas, o chamado Cinturão Verde.

Toda a programação é gratuita e aberta ao público.

História do Município

O povoamento de Costa Rica, propriamente dita, teve início por volta de 1926, quando José Ferreira da Costa procedente de Nioaque, fundou a fazenda Imbirussú. Em 1958, com a construção da ponte sobre o rio Sucuriú, ligando as fazendas Imbirussú e São Luiz, ergue-se uma casa que servia de abrigo para os trabalhadores, nela alojou-se Antônio Nogueira com um pequeno comércio. Por volta de 1961, José Ferreira da Costa resolveu implantar um povoado, destinando uma área de pouco mais de 236 hectares da Faz. Imbirussú para loteamento. A surpreendente aceitação fez com que logo surgissem algumas edificações à margem direita do rio Sucuriú. O povoado se tornou Distrito de Camapuã em 21 de janeiro de 1964 (Lei 2.132) e elevado à categoria de município (Lei 76, de 12 de maio de 1980)

Costa Rica MS – Foto: Edemir Rodrigues
*Informações da Assessoria de Comunicação   Angel Bezerra e Wikipedia