Caminhada em prol da Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes acontece nesta quinta-feira, 12

Nesta quinta-feira, 12, acontece a Caminhada e Panfletagem em prol da Campanha de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, promovida pelo Executivo Municipal, através da Secretaria de Assistência Social em parceria com Conselho Municipal da Crianças e Adolescentes, CMDCA, e Conselho Tutelar.

O movimento começará às 07h, com ponto de partida na Praça de Eventos. Toda população sul-chapadense está convidada para participar, de preferência indo com roupas com as cores: amarela, laranja ou preta.

A ideia é realizar atividades de mobilização da sociedade com foco na prevenção.

Faça Bonito

O dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de 08 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. Portanto, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade da prevenção à violência sexual.

Diariamente crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência nos diversos ambientes por eles frequentados. Dessa forma, a família, a sociedade e o poder público, devem ser envolvidos na discussão e nas atividades propostas em relação à prevenção ao abuso e exploração sexual, alertando principalmente que as vítimas, em sua grande maioria, não tem a percepção do que é o abuso sexual.

A violência sexual de crianças e adolescentes pode ocorrer em várias idades (incluindo bebês), e em todas as classes sociais, podendo ser de várias formas, como:

  • abuso sexual: a criança é utilizada por adulto, ou até um adolescente, para praticar algum ato de natureza sexual;
  • exploração sexual: usar crianças e adolescentes com propósito de troca ou de obter lucro financeiro ou de outra natureza em turismo sexual, tráfico, pornografia, ou também em rede de prostituição.

Assim que for identificada a violência sexual, antes mesmo de conversar com a vítima, é importante entrar em contato com profissional que possa colaborar e dar o encaminhamento correto de acordo com o caso, conforme a Lei nº. 13.431/2017.

Havendo alguma suspeita é possível fazer a denúncia por meio do canal Disque 100 ou em contato com o Conselho Tutelar através do telefone (67) 3562-2759 ou (67) 99967-0116.

 

 

*Assecom PMCS