Brasileiro será o mais velho na final do mundial de rodeio em touros da PBR
O brasileiro Ednei Caminhas conquistou uma marca histórica. Aos 46 anos, ele será o peão mais velho a disputar a final mundial de montaria em touros da Professional Bull Riders (PBR). Campeão mundial uma vez, em 2002, ele garantiu a vaga ao ficar em quinto lugar na prova de Corpus Christi, no Texas, encerrada no sábado (7/5), válida pelo Velocity Tour, a divisão de acesso da PBR. O recorde anterior era de outro brasileiro: Wallace Vieira, que, em 2020, aos 41 anos, garantiu-se na disputa.
A etapa de Corpus Christi foi a última da temporada 2022 da Velocity Tour. Caminhas foi o brasileiro mais bem colocado na etapa. Com notas 85,5 e 87,5 nas duas primeiras rodadas, ele somou 173 pontos. Dener Barbosa foi para a final entre os brasileiros, ficando em sétimo lugar, com 168,5 pontos.
A última etapa da Velocity Tour teve a participação de outros brasileiros, que buscavam melhorar sua posição no ranking, antes da final mundial do Unleash the Beast, a divisão principal da PBR, neste mês, em Fort Worth, Texas. Mas não chegaram à rodada final.
João Ricardo Vieira, vice-líder do ranking mundial, não parou em menhum dos touros que montou e terminou zerado. Ele tenta seu primeiro título e chegou a liderar a classificação geral em boa parte da temporada. Silvano Alves parou em apenas um touro e ficou com 86 pontos, à frente de Luciano de Castro, também com uma parada, de 85,5.
Americanos dominaram
A etapa de Corpus Chrsti teve domínio americano. Cody Jesus venceu marcando 178 pontos, seguido por Cleyton Sellars, dois pontos atrás, que terminou como campeão da divisão de acesso na temporada 2022.
“O início da temporada foi difícil”, disse Sellars, logo depois de ser anunciado como campeão da temporada do PBR Velocity Tour. “Lutar e superar as adversidades e chegar ao topo é astronomicamente importante para mim”, acrescentou, ao site oficial da PBR.
Sellars caiu do touro na primeira rodada, mas se recuperou nas duas seguintes, com montarias de 88,5 e 87,5 pontos. Jesus também parou em dois dos três touros Na primeira rodada, com apenas dez competidores ficando os oito segundo regulamentares, cravou a terceira melhor nota (87 pontos), ficando atrás de Brandon Davis (89,5) e Dustin Martinez (90).
No segundo round, melhorou a performance com uma nota 91, terminando em primeiro mesmo depois de cair na montaria final. Completando os top 3, Daylon Swearingen marcou 174,5 pontos depois de também parar os oito segundos sobre o touro apenas nas duas montarias finais.
“Foi muito bom”, disse Jesus, ao site da PBR, sobre a vitória no evento. “Estou aqui para montar em touros e fazer meu trabalho. Estou feliz por finalmente estar fazendo isso.”
A final do mundial de montaria em touros da PBR será de 13 a 22 de maio, em Fort Worth. Daylon Swearingen lidera o ranking mundial com 884,49 pontos no total, seguido por João Ricardo Vieira, com 875,5 pontos. Kaique Pacheco, que tenta ser campeão pela segunda vez, tem 795 pontos, na terceira colocação.
O atual bicampeão mundial, José Vitor Leme, está em quarto lugar, com 623,5 pontos. Completam a lista dos dez melhores da temporada 2022 Kyler Oliver , Luciano de Castro, Mauricio Gulla Moreira, Dalton Kasel, Austin Richardson e Eli Vastbinder.
*Redação Globo Rural